Neste ano, a The Ocean Race é disputada em duas categorias: Imoca e VO65. Cinco equipes competem na categoria Imoca. Estas embarcações competem em todas as etapas, de Alicante, na Espanha, onde foi o ponto de partida, até Gênova, na Itália, ponto de chegada. Seis equipes disputam a categoria VO65. Elas participaram de apenas três etapas: Alicante-Cabo Verde, Aarhus-Haia e Haia-Gênova.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp

A primeira etapa foi um sprint de 1,9 mil milhas náuticas de Alicante, na Espanha, até Cabo Verde, na África. Foi a primeira vez em que a regata parou no arquipélago africano. Historicamente, a frota só passava pelas ilhas enquanto se dirigia para o Sul, descendo o Atlântico.

Mapa mostra trajetória da The Ocean Race

A 2ª etapa teve início no dia 25 de janeiro, com os barcos cruzando o Equador, até a Cidade do Cabo, na África do Sul. Foi a 12ª vez que a regata parou no extremo sul da África, tornando-se a parada mais visitada nesta edição do evento. Esta também foi a primeira das três paradas de “haul-out”, onde os barcos são retirados da água para manutenção.

Barcos voadores na The Ocean Race: uma nova era na competição

Continua depois da publicidade

A 3ª etapa marca uma quebra de recorde, com a maior distância de corrida nos 50 anos de história do evento. O percurso entre a Cidade do Cabo até Itajaí é uma maratona de 12.750 milhas náuticas (mais de 23 mil quilômetros).

Mantendo a tradição da Ocean Race, a etapa até Itajaí levou os velejadores até o Oceano Antártico. Pela primeira vez, a frota precisou passar pelos três grandes cabos do sul (o Cabo da Boa Esperança, o Cabo Leeuwin e o Cabo Horn) para o porto em Itajaí, sem parar.

Primeiro barco da Ocean Race chega a Itajaí após ter problemas no casco

De Itajaí, os barcos partem rumo ao norte, através da calmaria, através do Equador e até Newport, na costa leste dos Estados Unidos. De lá, a corrida retorna à Europa, com uma perna transatlântica para Aarhus, na Dinamarca, seguida de um fly-by de Kiel, na Alemanha, a caminho de uma parada em Haia, Holanda. Em seguida, a regata parte para o Grand Finale, rumo a Gênova, na Itália, com a chegada ao Mediterrâneo.

Conheça as equipes que disputam a The Ocean Race

Cinco equipes competem na categoria Imoca. Estas embarcações competem em todas as etapas, de Alicante, na Espanha, onde foi o ponto de partida, até Gênova, na Itália, ponto de chegada. São estes barcos que estarão em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Página especial destaca outras notícias da The Ocean Race

Seis equipes disputam a categoria VO65. Elas participaram de apenas três etapas: Alicante-Cabo Verde, Aarhus-Haia e Haia-Gênova. Estes barcos e os velejadores não estarão em Itajaí.

Leia também:

Além da corrida: The Ocean Race terá atrações e 80 apresentações musicais

Navegando pelos mares: conheça os velejadores da The Ocean Race 2023

Alunos de Itajaí e região podem conhecer bastidores da The Ocean Race; saiba como