A dissertação é o tipo de redação mais solicitada em concursos e vestibulares e a única cobrada no Enem. Esse texto pode ser tanto expositivo quanto explicativo. Portanto, é importante saber a diferença entre eles, como revela Josefa Pascual Rizzo, professora do curso de Letras da Universidade Anhanguera.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
“O objetivo principal da expositiva é informar. Não existe nenhuma pretensão de convencer o leitor ou debater algum tema. O autor não toma partido, há apenas a exposição de ideias. Na explicativa, o autor defende a sua opinião, procurando convencer o leitor por meio de argumentos”, exemplifica.
Observação: no Enem, o estilo cobrado é o dissertativo-explicativo, também conhecido como dissertativo-argumentativo.
Continua depois da publicidade
Faça um bom planejamento
Uma boa dissertação é fruto de um bom planejamento, e isso começa na leitura do enunciado. Esse momento é de extrema importância, já que a inadequação ao tema pode zerar a sua redação. “Em primeiro lugar, é preciso ler a proposta de redação atentamente, observando a tipologia textual solicitada. Em seguida, procura-se captar a ideia central dos textos motivadores, sublinhando algumas palavras-chave. Identifica-se nos textos lidos a tese e os argumentos que esses autores expressam. Faz-se uma reflexão sobre a opinião dos autores dos textos. Por fim, considera-se as instruções e faz-se um esboço da dissertação antes de começar a redigi-la”, explica Josefa Pascual Rizzo.

Leia o enunciado e os textos de apoio com atenção
Na correria da prova, muitos candidatos costumam deixar de ler os textos de apoio e concentram-se apenas no enunciado da proposta: um erro que pode comprometer toda a redação. “Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a redação implica em uma boa leitura dos textos motivadores e do próprio enunciado da proposta. Portanto, após a leitura atenta da proposta de redação e dos textos motivadores, faça um esboço antes de redigi-la propriamente”, lembra a professora do curso de Letras.
Continua depois da publicidade
10 dicas para tornar a rotina de estudos mais eficiente
Estrutura da redação dissertativa-argumentativa
A professora Josefa Pascual Rizzo explica como deve ser a estrutura de uma redação que visa a nota máxima: o texto é organizado por meio da introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
Apresenta-se um ponto de vista, chamado de tese, acerca de um determinado assunto.
Desenvolvimento
Defende-se o ponto de vista apresentado na introdução por meio de argumentos, que tratam de convencer o leitor de que o ponto de vista introduzido é o correto. Em suma, são expostos argumentos que fundamentam e confirmam a tese. Para este fim, usam-se estratégias argumentativas, como citações, alusões a fatos históricos, dados estatísticos etc.
3 livros para entender mais sobre arte
Conclusão
É quando são retomadas as ideias principais e feito o encerramento da discussão que foi desenvolvida no texto.
Continua depois da publicidade
Leia também
Novo Ensino Médio: conheça as principais mudanças
Entenda como funcionam os processos de respiração celular
Nova República: entenda o período de transição da ditadura para democracia