Nos últimos boletins médicos divulgados pela assessoria de imprensa do Hospital Moinhos de Vento, a situação descrita pelos médicos Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira é de que o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo encontra-se em “estado ainda grave, dependente de ventilação mecânica e hemodiálise”. O boletim refere ainda que o paciente “continua sob efeito de sedação e vem apresentando uma resposta clínica satisfatória às medidas instituídas”.

Continua depois da publicidade

Saiba mais

Verissimo continua em estado grave, mas responde ao tratamento, segundo boletim

Chico Caruso, que esteve com Verissimo no Rio, também reporta sintomas de gripe

“Verissimo estava com a sensação de quem ia pegar uma gripe”, diz baixista Jorge Gerhardt

Continua depois da publicidade

Luis Fernando Verissimo é internado em Porto Alegre

Zero Hora consultou especialistas para explicar o que é uma infecção generaliza e em que tipo de situação ocorre o uso da ventilação mecânica e hemodiálise. A seguir, entenda melhor o que caso:

De que tipo de infecção se trata?

Ocorreu inicialmente um quadro inflamatório infeccioso. Não se sabe ainda se foi causado por um vírus ou bactéria, que gerou uma reação inflamatória de todo o organismo, sendo que alguns órgãos sofreram mais, outros menos. Os principais atingidos foram pulmão, circulação, coração e rins, em um tipo de inflamação conhecida como sepse (antes chamada de septicemia). Por isso, o organismo precisa de suporte para passar por essa situação de estresse.

O apoio das máquinas (hemodiálise e ventilação mecânica) é necessário até que o corpo recupere a situação de normalidade. Feitos os exames, é preciso de um tempo para que o germe cresça na cultura, e para que se identifique que tipo de agente está no corpo. De acordo com a variabilidade biológica e a evolução do quadro, a medicação vai sendo ajustada.

Fonte: Roselaine Pinheiro de Oliveira, médica intensivista da UTI Central da Santa Casa e CTI Adulto do Hospital Moinhos de Vento

Continua depois da publicidade

O que é ventilação mecânica?

É um método terapêutico que se institui quando o paciente tem insucesso respiratório, servindo para captar oxigênio e eliminar gás carbônico quando não se tem capacidade para fazer isso sozinho. Substitui a respiração normal quando ela está insuficiente. As causas são muitas, entre elas, pneumonia grave (infecção pulmonar), síndrome da distrição respiratória aguda – uma forma de insuficiência respiratória que acompanha pacientes em estado de choque -, insuficiência cardíaca e edema pulmonar.

Fonte: Jorge Hoher, intesivista da Santa Casa

O que é hemodiálise e em que casos é utilizada?

A hemodiálise é um dos tratamentos utilizados para a substituição de algumas funções do rim em caso de insuficiência. É um tratamento que consiste na remoção de líquido e substâncias tóxicas do sangue, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais. O método pode ser utilizado em caso de insuficiência renal aguda ou crônica.

Entre os fatores que podem causar uma insuficiência renal aguda estão intoxicação, choques de diversas causas, transfusão sanguínea incompatível, contato com venenos peçonhentos, entre outros. Já os fatores mais comuns da insuficiência renal crônica são o diabete melitus e/ou a hipertensão arterial sistêmica não controladas. Uma diarreia alimentar muito forte também pode levar a uma baixa incisiva da função arterial sistêmica, que pode prejudicar o funcionamento dos rins.

É importante destacar que pode existir recuperação da função renal, mais frequentemente na insuficiência renal aguda, mas isso é individual, caso a caso, estando relacionado com o tempo em que a pessoa permaneceu sem a função renal e as condições prévias de saúde.

Continua depois da publicidade

Fonte: João Jorge de Oliveira Bianchini, médico responsável pelo serviço de Hemodiálise da Santa Casa