Está programada para quinta-feira (26), às 14h, a abertura oficial do ambulatório para tratamento de pessoas com sequelas da Covid-19. A estrutura montada no Hospital Universitário da Furb, no bairro Fortaleza, em Blumenau, é fruto de uma parceria entre a universidade e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
O contrato prevê a disponibilidade de atendimento para 65 novos pacientes todos os meses ao longo de um ano. Essas vagas serão divididas entre 16 municípios da região, conforme a manifestação de interesse de cada prefeitura, que vai pagar de acordo com a quantidade de atendimentos solicitados.
O serviço será ofertado gratuitamente aos pacientes, através do SUS, e os municípios vão pagar aproximadamente R$ 3 mil por pessoa à Furb para manutenção do ambulatório e dos profissionais.
O atendimento
Para ser atendido no local o paciente precisa apresentar ao menos três sequelas concomitantes. Aí então ele será encaminhado pela unidade básica de saúde ao ambulatório pós-Covid. O agendamento é feito pela própria equipe do posto e o paciente entra no chamado sistema de regulação, o Sisreg, em que médicos estabelecem a ordem de prioridade na fila.
Continua depois da publicidade
Quando a pessoa tiver dia e hora marcados, ela será recebida e avaliada por uma equipe multidisciplinar, que fará o encaminhamento aos serviços necessários para restabelecer a saúde do paciente. As posteriores consultas de retorno devem ser todas centralizadas para um mesmo dia. A expectativa é que na central sejam executados 915 procedimentos mensais.
— A proposta do ambulatório é otimizar a recuperação desses pacientes. Imagine ele precisar tratar com três profissionais ou mais em locais diferentes e que não conversam entre si. Aqui teremos um espaço para esse diálogo entre a equipe, para definir o melhor protocolo para cada um. A meta é em quatro meses devolver esse paciente saudável. Não queremos cuidar de doença e sim da pessoa — explica o professor da Furb, Edson Luiz Borges.
Equipe disponível no local
- Enfermagem
- Psicologia
- Nutrição
- Fisioterapia
- Odontologia
- Educação Física
- Serviço Social
- Farmácia
- Clínica Médica
- Pneumologia
- Cardiologia
- Nefrologia
- Neurologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Psiquiatria.

Caso seja identificada a necessidade de exames laboratoriais, os pacientes poderão fazê-los dentro do próprio Hospital Universitário da Furb. Uma parceria entre a universidade e o Consórcio de Saúde deve permitir, em breve, que exames de imagem também sejam feitos no local, como Raio-X e tomografia.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (26) quando o ambulatório abrir as portas vai receber pacientes de Blumenau e Botuverá, pois são as duas primeiras prefeituras a comprarem vagas para atendimento no local. Pomerode já solicitou vagas e deve começar a enviar moradores em breve. Confira abaixo a lista de cidades que podem comprar vagas para garantir atendimento de pacientes no ambulatório da Furb:
- Apiúna
- Ascurra
- Benedito Novo
- Blumenau
- Botuverá
- Brusque
- Doutor Pedrinho
- Gaspar
- Guabiruba
- Indaial
- Ilhota
- Luiz Alves
- Pomerode
- Rio dos Cedros
- Rodeio
- Timbó
Você também pode querer ler
Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19
Combinação de vacinas contra a Covid-19: tudo que você precisa saber