O caldo de peixe preparado em uma panela gigante é a atração principal da Festa da Tilápia, evento que ocorre neste fim de semana em Armazém, no Sul de Santa Catarina. Alguns detalhes chamam a atenção: o tamanho da panela (de 12 toneladas) e o uso de uma escavadeira para preparar o prato.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Edson Loffi Feuser é quem coordena a equipe de 20 cozinheiros e explica como é feito o preparo do prato — considerado pelo município como o maior caldo de tilápia do mundo. Entre os ingredientes estão 750 quilos de filé de tilápia, 500 quilos de temperos e até 1,5 mil litros de água.
Com ajuda de retroescavadeira, município de SC prepara caldo gigante de tilápia
— O caldo é feito com filé de tilápia que já vem pronto e desossado para que a gente possa fazê-lo e prepará-lo com a melhor qualidade. Assim fica um caldo bonito, bom e sem espinhos para que a criançada também possa saboreá-lo — destaca Feuser.
Continua depois da publicidade
Além de 20 cozinheiros, outras 40 pessoas estarão mobilizadas para servir o caldo. Quem passar pelo evento neste domingo (28), em frente ao Salão Paroquial de Armazém, poderá acompanhar o preparo que começa às 4h da manhã. A expectativa é servir até 5 mil pessoas a partir das 11h30min.
Veja fotos da preparação do caldo de tilápia
Uso de retroescavadeira
Por conta da grandiosidade do prato, um dos utensílios utilizados é uma escavadeira hidráulica. De acordo com Feuser, o equipamento, modelo S90, vem junto com a panela.
— É adaptada com uma concha no lugar da concha da escavadeira, utilizada para fazer a retirada do caldo de dentro. Depois, ela despeja dentro de um funil, que tem a boca grande, para que a gente possa tirar em vasilhas embaixo e servir a população — explica o cozinheiro.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Aposta de Criciúma fica a um número de prêmio milionário da Mega-Sena
Como rótulo de refrigerante virou “protagonista” em pedido de casamento em SC