Os catarinenses já contabilizam quase 45 dias de chuva com poucas tréguas de sol. No período, o trânsito fica mais caótico, as roupas demoram a secar e a umidade torna-se companhia constante. Diante desse contexto as pessoas parecem mais irritadas e há explicações científicas para isso. Especialistas apontam que a falta de exposição ao sol prejudica a produção de neurotransmissores que estão relacionados ao humor.
Continua depois da publicidade
A psicóloga e psicoterapeuta Leticia Delpizzo explica que a produção de serotonina, dopamina e endorfina fica mais baixa, o que pode ser responsável por aquela tristeza nos dias de chuva. E acrescenta que as filas no trânsito e toda a logística em sair na chuva também influenciam na irritabilidade. Para os que sofrem de depressão, transtorno de humor e ansiedade, os efeitos podem ser acentuados.
Confira as dicas para combater o mofo em casa
A chuva também traz outros impactos no nosso organismo. O professor de Biometeorologia do departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) Fabio Gonçalves explica que é comprovado cientificamente que o excesso de umidade aliado ao frio pode afetar o humor:
Continua depois da publicidade
– Isso gera stress na termorregulação [manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo] dos seres humanos, afetando todo o seu funcionamento, inclusivo no humor. O céu nublado gera em muitas pessoas depressão, especialmente naquelas com má termorregulação. Um problema fisiológico que afeta o psicológico – explica o especialista, um dos poucos estudiosos no Brasil a estudar a influência do tempo e clima nos seres humanos.
Mas a principal dica nesta época é esquecer um pouco o tempo e focar em outras coisas para garantir o bom humor. Afinal, a previsão para o mês de novembro não é das mais animadoras. A expectativa é de muita chuva e poucas aberturas de sol em praticamente todas as regiões de Santa Catarina, segundo o meteorologista Leandro Puchalski. E ainda não há previsão de longos períodos de tempo seco.
PARA MANTER O HUMOR
Continua depois da publicidade