O vôlei é um esporte que tem origens nos Estados Unidos, assim como muitos outros. Mas, com o passar dos anos, ele foi conquistando o mundo, chegando com força na Europa e também no Brasil. Sua popularidade entre o público foi tanta que ele até mesmo virou uma das modalidades coletivas que mais despertam interesse dos espectadores durante os Jogos Olímpicos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

Mas se engana quem pensa que apenas a modalidade tradicional chegou às Olimpíadas. Na competição, o volêi de praia também é um esporte consolidado. Sendo assim, continue a leitura e conheça mais das regras e da história de ambas as práticas.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o vôlei nas fotos

Saiba mais sobre a história do vôlei de quadra

De acordo com o site oficial dos Jogos de Paris 2024, o educador físico William George Morgan é considerado como o criador do jogo de vôlei, tendo desenvolvido o esporte no ano de 1895 no Estado de Massachusetts, Estados Unidos. A princípio, a ideia da modalidade era ser um passatempo entre os jovens e os veteranos da Associação Cristã de Moços (ACM).

E, na época, muito de seu conceito e ideias foram retirados de outros jogos como handebol e tênis, por exemplo. Mas o conjunto oficial de regras do esporte só seria criado no século XX, em 1900, quando o vôlei chegou a países como Canadá e Cuba.

Continua depois da publicidade

Descubra a história do vôlei de praia 

A primeira vez que uma variação do vôlei jogado na praia foi vista se deu nos anos 1920. A história aponta que essas primeiras partidas aconteceram nas praias de Santa Monica, na Califórnia, Estados Unidos. Já o primeiro torneio de vôlei de praia aconteceu só na década de 1950. E foi só no ano de 1987 que a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) criou o primeiro torneio internacional do esporte.

Vôlei de quadra nas Olimpíadas 

Voltando para a versão mais tradicional do vôlei, sua primeira aparição olímpica foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Inicialmente o formato do torneio era todos contra todos em turno único. Mas desde as Olimpíadas de Munique em 1972, o campeonato conta com fase de grupos, quartas-de-final, semifinal e final.

Vôlei de praia nas Olimpíadas 

Já a versão do vôlei de praia só foi aparecer como esporte demonstração nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. Logo em seguida se fixou no programa Olímpico em Atlanta, 1996. 

Continua depois da publicidade

Regras do vôlei de quadra 

Antes de mais nada, o vôlei tradicional é disputado em uma quadra de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. No jogo, duas equipes de seis jogadores estão divididos por uma rede no meio. O objetivo é derrubar a bola na quadra adversária, atacando por cima da rede. Cada vez que a bolo cai é computado um ponto.

A partida ocorre em uma melhor de cinco sets, o time que chegar a 25 pontos primeiro vence o set. Em caso de 24 x 24, ganha quem abrir dois pontos de diferença. Por fim, em caso de 2 x 2 em sets, o 5º set é menor e vai até 15 pontos.

Regras do vôlei de praia

As regras do vôlei de praia são bem semelhantes, sendo que a grande diferença é o tamanho da quadra: ela tem 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. As equipes são duplas ao invés de sextetos, e principalmente, o jogo é disputado em uma melhor de três sets, sendo que os dois primeiros têm 21 pontos e, o possível desempate, tem 15. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Calendário das Olimpíadas até 2032: data e onde serão os jogos

Vôlei Paris 2024: Conheça as seleções favoritas na briga por medalha