O treino de tiro foi algo comum para as sociedades desde que as armas foram criadas. Seja o tiro com arco e flecha, ou — posteriormente — com arma de fogo, ter precisão sempre foi fundamental em casos de confrontos e guerras. E assim como aconteceu com a esgrima, a prática de tiro, comum em exércitos e forças de segurança, acabou se tornando um esporte. Para entender como tudo aconteceu, vamos explicar abaixo as regras e a história do Tiro Esportivo e do Tiro com Arco.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
Saiba mais sobre Tiro com Arco e Tiro Esportivo
Continua depois da publicidade
História do Tiro com Arco
O Tiro com Arco é uma modalidade mais antiga em relação ao Tiro Esportivo. Ao longo da história da humanidade, o tiro com arco era utilizado para guerras e caça. De acordo com o site oficial dos Jogos de Paris 2024, os primeiros torneios esportivos da modalidade ocorreram na China — durante a dinastia Zhou, que foi entre 1027 e 256 a.c.
Com o passar dos anos, o Tiro com Arco se modernizou. Com isso, foi criada a World Archeru, federação internacional desse esporte.
Regras do Tiro com Arco
A princípio, as regras do Tiro com Arco são bem simples. O alvo tem 1.22 metro de diâmetro e fica a 70 metros de distância do atleta. A ideia é acertar a flecha o mais perto do centro possível para conquistar mais pontos e vencer o oponente.
Continua depois da publicidade
As provas individuais nos jogos se iniciam com a fase de classificação. Nessa etapa, os arqueiros disparam 72 flechas para definir a colocação de cada um. Os 64 primeiros se qualificam para a fase de mata-mata, com confrontos de eliminação simples. No caso, o 1º enfrenta o 64º, o 2º encara o 63º, e assim por diante.
História do Tiro Esportivo
A exemplo do Tiro com Arco, a história do Tiro Esportivo — com arma de fogo — não se inicia com objetivos esportivos. Segundo o site Rede do Esporte do Governo Federal, os primeiros registros são em batalhas entre ingleses e franceses, no ano de 1346. Aliás, isso mudou completamente a dinâmica das batalhas.
Com o passar do tempo, os clubes de tiro passaram a se popularizar na Europa — o que ocorreu há séculos. Dessa forma, a prática do tiro — que era somente militar — acabou se tornando uma forma de entretenimento, e posteriormente de esporte.
Continua depois da publicidade
Regras do Tiro Esportivo
Vale ressaltar que atualmente nos Jogos Olímpicos existem três categorias no Tiro Esportivo: rifle, espingarda e pistola. Os alvos ficam a uma distância de 10, 25 e 50 metros do atirador. Além disso, os disparos podem ser feitos de bruços, de joelho, ou em pé, dependendo do estilo da prova.
Segundo o site dos Jogos de Paris 2024, os atletas usam alguns artifícios para ter mais precisão na hora de atirar. Algumas dessas técnicas servem para diminuir os batimentos cardíacos, controlar a respiração e também para ficar mais relaxado na hora do disparo. Portanto, o Tiro Esportivo trata-se de um esporte que exige muita concentração e ainda bastante reflexo.
Leia também
Entenda as regras da ginástica artística, rítmica e de trampolim nas Olimpíadas