Certamente você já jogou ou viu alguém jogando tênis de mesa. O esporte popularmente é chamado de pingue-pongue, e pode ser facilmente encontrado em escolas, festas e clubes, por exemplo. Desse modo, a modalidade pode trazer curiosidades para alguns que não são familiares a ela. Então, para sanar as dúvidas e saber as regras esporte, incluindo a sua relação com o tênis tradicional, continue a leitura.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

História do tênis de mesa 

Continua depois da publicidade

O tênis de mesa é oriundo do tênis tradicional, esporte esse que havia se iniciado na grama ao longo do século XIX. De acordo com o site oficial das Olimpíadas de Paris 2024, a modalidade começou como diversão após jantares da alta classe da Inglaterra. De início, se colocaram livros na mesa para fazer o papel da rede, as tampas de caixas como raquete e as rolhas arredondadas de vinho como bolinha.

Com o passar dos anos, os equipamentos se modernizaram. Mesas, redes, bolinhas e raquetes foram feitas especificamente para isso.

Quanto às primeiras competições oficiais do esporte, elas foram realizadas na Alemanha e na Inglaterra no ano de 1929. Na mesma data, o primeiro campeonato mundial foi realizado em Londres. Mas, apesar disso, a Ásia é o continente onde o tênis de mesa é mais popular. Conforme o site das Olimpíadas de Paris, 40 milhões de pessoas jogam a modalidade.

Continua depois da publicidade

Tênis de mesa nas Olimpíadas 

Junto com o retorno do tênis, o tênis de mesa apareceu pela primeira vez em Seoul 1988, com competições de simples e duplas tanto no masculinos e femininos. Anos depois, nas Olimpíadas de Pequim 2008, as competições de duplas foram substituídas pela versão de equipes. Também em solo asiático, mas nas Olimpíadas de Tóquio 2020, foram adicionadas as duplas mistas às disputas.

Assim, para Paris 2024, serão cinco disputas por medalhas.

Regras do tênis de mesa 

As partidas da modalidade são disputadas em uma mesa dividida por uma rede no meio. A bolinha é bastante leve e a raquete é feita de madeira com um revestimento de borracha nos dois lados. O objetivo é atacar a bola fazendo com que a bola toque na mesa e o adversário não consiga devolver. Ao contrário do que acontece no tênis, as partidas na variante de mesa contam com melhor de sete sets.

Desse modo, quem ganhar quatro primeiro vence. Para vencer o set é preciso conquistar 11 pontos e ter obrigatoriamente dois pontos de diferença. No confronto em equipes, são realizadas cinco partidas em melhor de cinco sets. Sendo que quatro delas são de simples e uma de duplas. Por fim, cada equipe é formada por três mesatenistas.

Continua depois da publicidade

Leia também

A curiosa história do chapéu que virou mascote das Olimpíadas de Paris