Assim como outras modalidades de luta, tal qual o judô, o taekwondo é oriundo do oriente e compartilha os valores e as técnicas que remetem a essa origem. Por envolver chutes e socos, o esporte precisa que o atleta tenha muita explosão e domínio de todo o seu corpo, tendo em vista que a luta pode virar de uma hora para a outra.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
Portanto, para conhecer as regras e saber como funciona o taekwondo, fique ligado nesta matéria. Assim, você vai poder acompanhar o esporte de maneira mais fácil ao se deparar com ele nos Jogos Olímpicos.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a disputa do taekwondo
Conheça mais sobre a história do taekwondo
Conforme o site oficial de Paris 2024, o taekwondo se traduz do coreano como “a arte de chutar e bater”. Desse modo, é possível deduzir que o esporte teve origem na Coreia, mais precisamente na era dos Três Reinos, de 57 A.C. até 668 D.C. Posteriormente, no início do Século XX, a técnica foi aprimorada e essa arte marcial passou a ser a mais disputada no país.
Devido a seu prestígio na península coreana, o esporte se internacionalizou. E foi em 1973 que a primeira Federação Internacional de Taekwondo foi criada, sob o nome de “World Taekwondo”.
Continua depois da publicidade
Taekwondo nas Olimpíadas
Assim como várias outras modalidades, o taekwondo estreou nas Olimpíadas em seu país de origem. A primeira aparição da arte marcial foi na edição de Seoul em 1988, apenas como esporte demonstração, então não havia medalhas em disputa. A mesma coisa aconteceu na edição seguinte, em Barcelona 1992. Porém, quatro anos depois, em Atlanta, o taekwondo não esteve presente nem para a demonstração.
Logo depois, em Sydney 2000, a arte marcial voltou como esporte definitivo, valendo medalha, e nunca mais voltou – até então, em Paris 2024.
Regras do taekwondo
De forma geral, o objetivo do taekwondo é chutar e socar o oponente o máximo de vezes que conseguir. Tudo isso sem esquecer de se defender das investidas do adversário, o exige muita agilidade, pois os golpes são muito rápidos. As lutas, por sua vez, são disputadas em um tatame octagonal por três rodadas de dois minutos cada.
Continua depois da publicidade
No fim das contas ganha quem pontuar mais, e as pontuações são diferentes em golpes específicos: chutes na cabeça valem mais que chutes no tronco, e golpes giratórios também somam mais pontos.
Leia também
Entenda as regras da ginástica artística, rítmica e de trampolim nas Olimpíadas