O surfe é um esporte que comporta valores de liberdade, união, companheirismo e relação com a natureza. E apesar de ser uma prática antiga, a modalidade entrou apenas recentemente nas Olimpíadas, garantindo disputas emocionantes e a sua permanência para Paris 2024. O frenesi foi tanto que chegou até a causar muitos comentários na internet.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Dito isso, vamos explicar a especificidade do surfe e quais serão as regras do esporte na próxima edição dos Jogos Olímpicos. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa modalidade promissora.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o surfe como esporte
Surfe Paris 2024: Conheça 10 atletas favoritos na briga por medalha
Entenda mais sobre a história do surfe
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), alguns relatos dizem que o hábito de pegar onda existe há mais de 2000 anos, sendo que os primeiros registros oficiais do surfe foram feitos pelo explorador inglês James Cook, no Havaí, em 1778.
Entretanto, existem registros ainda mais antigos de um tipo de surfe praticado no Peru. Isto porque os pescadores da região tinham uma embarcação e utilizavam as ondas para voltar para a terra firme. A título de curiosidade, o nome dessa espécie de canoa se chama “Caballito de Totora”.
Continua depois da publicidade
Surfe nas Olimpíadas
Segundo o site oficial das Olimpíadas de Paris 2024, a campanha para colocar o surfe nas Olimpíadas começou nos anos 1920, tendo o havaino que foi campeão olímpico na natação Duke Kahanamoku como o grande porta-voz desse pedido.
Apesar disso, o Comitê Olímpico Internacional só aceitou o surfe como esporte olímpico cerca de um século depois, nos jogos de Tóquio em 2020, já com a categoria masculina e feminina.
E vale ressaltar que, em Paris 2024, os jogos não acontecem exatamente na Capital nem em território francês, mas sim na lendária praia de Teahupoo no Tahiti, reconhecida no meio do esporte como uma das melhores para a disputa.
Continua depois da publicidade
Regras do surfe
Antes de mais nada, as provas do surfe vão ser disputadas entre os dias 27 de julho e 8 de agosto. Nelas, os surfistas realizam manobras e truques em ondas escolhidas pelos mesmos. Depois, os surfistas são julgados por cinco juízes por fatores como variedade e dificuldade dos movimentos. Além disso, fatores como força e fluxo também são considerados.
Por fim, as pranchas usadas são as shortboards, de menor tamanho em comparação com as demais e que podem ser melhor manuseadas, facilitando também as manobras.
Leia também
Entenda as regras do Pentatlo Moderno, um dos esportes mais antigos das Olimpíadas