Apesar de ser muito recente a inclusão do esporte no hall olímpico, o skate já se consolidou como um esporte do futuro no programa olímpico. Isto pois é uma modalidade dinâmica, com atletas jovens, que possui diálogo com as novas gerações e potencial para viralizar nas redes.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
E, assim como nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o skate em Paris tem chances de ser uma das maiores febres da competição. Portanto, para você que quer entender o esporte antes de o acompanhar nos Jogos, fizemos essa matéria explicando tudo o que você precisa saber sobre ele para não ficar de fora.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o skate
Skate Paris 2024: Conheça 10 atletas favoritos na disputa por medalhas
Descubra mais sobre a história do skate
A história do skate remonta há anos antes de sua entrada nos Jogos Olímpicos. Segundo o site de Paris 2024, a modalidade se desenvolveu na década de 1950 nos Estados Unidos e, por ter crescido na cena underground junto com o surfe, ela compartilha dos mesmos valores de liberdade e rebeldia.
Com o passar do tempo, o esporte passou a ser disputado competitivamente, se consolidando em eventos de esportes radicais como os X-Games, uma espécie de Olimpíadas do skate. Tudo isso, somado a cultura dos games e a acessibilidade dos equipamentos no século XXI, fez com que o esporte se tornasse algo de extrema popularidade entre o público jovem.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a inclusão do skate nas Olimpíadas
Mesmo sendo um esporte até mais antigo que outros do programa olímpico, o skate estreou apenas na última edição das Olimpíadas realizada em Tóquio. Porém, o sucesso foi tanto que a modalidade foi prontamente confirmada em Paris 2024. Na Capital francesa, a competição acontecerá no famoso Parc Urbain La Concorde.
Regras do skate
Os melhores skatistas do planeta irão se enfrentar nas modalidades mais famosas do skate, que são a street e a park. logo, vamos explicar cada uma delas para que você saiba diferencia-las: o park, por sua vez, ocorre em um percurso variado que conta com bowls e inúmeras curvas, tornando a prova muito desafiadora. As variações na pista ajudam os atletas a ganhar velocidade e fazer manobras voadoras.
Nessa modalidade, o atleta faz três apresentações de 45 segundos, onde as manobras são julgadas por sua altura, velocidade, controle e grau de dificuldade. Ao final, as duas maiores notas são somadas e resultam na nota final do skatista. O street, por outro lado, imita os obstáculos das ruas, assim como seu nome indica. O skatista enfrenta, então, escadas, corrimões e outros pormenores.
Continua depois da publicidade
Nele, o atleta faz uma série de movimentos e manobras em uma corrida de 45 segundos. A avaliação é feita por jurados, que analisam a dificuldade das manobras e controle que o atleta tem da prancha.
Leia também
Entenda as regras do Pentatlo Moderno, um dos esportes mais antigos das Olimpíadas
Entenda as regras do Rugby olímpico e saiba mais sobre a modalidade