Apesar de não ser tão popular no Brasil, o rugby é um dos esportes mais antigos e conhecidos do mundo, principalmente nos países que são ex-colônias da Inglaterra, onde a modalidade se popularizou e se consolidou.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

E a fama do esporte nesses lugares é tanta que que até uma variação do rugby tradicional, o rugby 7s, foi colocada nas Olimpíadas. Com similaridades, mas muito mais dinâmica, essa modalidade tem chances de ser até mais conhecida que o tradicional. Quer saber o motivo? Continue a leitura!

Continua depois da publicidade

Entenda mais sobre o Rugby

História do Rugby union e do Rugby 7s

Segundo o site oficial de Paris 2024, o rugby teria tido origem nas eras medievais, e foi só nos anos 1840 que regras mais modernas foram estabelecidas na escola inglesa de rugby, por alunos de Cambridge – mas foi apenas em 1871 que foi criada a primeira federação nacional do esporte. Já o rugby 7s, por outro lado, foi criado em 1873 por dois açougueiros escoceses com a ideia de arrecadar fundos.

E, quanto a World Rugby, a Federação Internacional da modalidade, ela foi criada somente em 1886.

História do Rugby nas Olimpíadas

Muita gente não sabe, mas a versão tradicional do rugby, também conhecida como union, esteve presente pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris 1900. Em seguida, a competição, que só tinha a categoria masculina, voltou nas edições de 1908, 1920 e 1824, sendo abolida pouco depois. 

Continua depois da publicidade

Posteriormente, no ano de 2009, o Comitê Olímpico Internacional votou por colocar o rugby 7s nas Olimpíadas. Desse modo, a modalidade faz parte dos Jogos desde a edição do Rio de Janeiro em 2016, tanto no masculino quanto no feminino.

Regras do Rugby e do Rugby 7s

As duas modalidades principais compartilham as mesmas regras de defesa, ataque, pontuação e penalidades. Porém, a grande diferença está no fato de que o union conta com 15 jogadores em cada equipe. Já o 7s, como o nome sugere, conta com sete em cada lado.

Assim, a modalidade de 15 atletas acaba sendo muito mais física e brigada. Isto pois com 15 adversários para passar, os avanços são muito complicados. Ao passo que, no rugby 7s, com menos rivais, o jogo fica veloz, dinâmico e com muitos pontos. Algo que atrai um público diferente.

Continua depois da publicidade

De forma geral, o objetivo tanto no union quanto no sevens é atravessar o campo com a bola oval e chegar na linha de fundo adversário. Isso é chamado de try e vale cinco pontos. Assim que o try é realizado, a mesma equipe tem o direito de chutar a bola no meio dos postes e converter mais dois pontos.

Leia também

Entenda as regras do Pentatlo Moderno, um dos esportes mais antigos das Olimpíadas

O que realmente é um esporte radical? Veja na lista