Para quem conhece um pouco da história esportiva de algumas capitais do país, como Florianópolis e Rio de Janeiro, sabe o quanto o remo foi importante no início do século passado. Tanto que grandes clubes como o Riachuelo em Florianópolis e o Vasco da Gama e o Flamengo no Rio já foram fortes competidores e concorrentes na modalidade.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
Mas, se aqui no Brasil o remo acabou perdendo popularidade para outros esportes, como o basquete e o futebol, no resto do mundo ele segue prestigiado. Então, se você quer conhecer a história do remo e as regras do esporte para acompanhar a modalidade nas Olimpíadas de Paris 2024, acompanhe essa reportagem. É só continuar a leitura!
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o remo como esporte
Entenda a história do remo
Assim como em esportes como o hipismo, a história do remo começou como um meio de transporte no cotidiano. Conforme o site oficial de Paris 2024, o remo era originalmente usado como transporte em rios no Egito e na Grécia Antiga, onde houve os primeiros registros de barcos desse estilo. Contudo, foi só nos séculos XVII e XVIII, que o remar passou a ser também um esporte competitivo.
Igualmente a muitos outros esportes do programa olímpico, as primeiras práticas desportivas de remo começaram na Inglaterra, sendo que a primeira competição oficial foi a Corrida de Barco de Oxford e Cambridge, em 1828. Inclusive, essa competição é anual nos dias de hoje.
Continua depois da publicidade
Remo nos Jogos Olímpicos
O remo foi um esporte que ganhou muito espaço ao longo do século XIX. Por isso, ele foi colocado no programa olímpico logo na segunda edição das Olimpíadas, em 1900. A modalidade estava programada para a edição inaugural dos Jogos da Era Moderna, no ano de 1896. Mas o mau tempo em Atenas tornou as disputas, que seriam no mar, arriscadas.
Desa forma, as competições masculinas tiveram início apenas quatro anos depois, também em Paris, como será neste ano. Já as competições femininas de remo entraram apenas nas Olimpíadas de Montreal em 1976. Vale ressaltar que os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas da modalidade com mais de 80 medalhas, sendo 33 de ouro.
Regras do remo
De início, o conceito do remo é bastante simples. O esporte consiste em fazer a propulsão de um barco usando remos conectados à embarcação. Ao contrário de outras modalidades semelhantes, os atletas que fazem o movimento estão virados para a direção contrária. Assim, dando as costas para o trajeto e a linha de chegada.
Continua depois da publicidade
Se em outros esportes com embarcações, como a canoagem, a distância das provas variam, o remo sempre tem um percurso de 2000 metros. A propulsão pode ser feita tanto individualmente quanto em equipes de dois, quatro ou até oito remadores.
E vale ressaltar que existem duas categorias diferentes de remo: o scull, no qual os remadores seguram o remo em cada mão enquanto nos eventos de remo simples, cada um segura o seu remo com as duas mãos. Além disso, quando a competição é em equipes, cada equipe conta com um timoneiro, que “dirige” o barco, ao passo que os outros remadores fazem a propulsão.
Leia também
Entenda as regras do badminton, a “peteca” das Olimpíadas
Calendário das Olimpíadas até 2032: data e onde serão os jogos