Várias modalidades ollímpicas exigem muitas habilidades distintas, então o atleta precisa ser bastante completo para participar dos Jogos Olímpicos por si só. Entretanto, não tem modalidade que exija mais versatilidade no Pentatlo Moderno Isto pois envolve esgrima, equitação, natação corrida e tiro.

Continua depois da publicidade

Desse modo, para quem ficou curioso e quer entender melhor como funciona a dinâmica desse esporte, prossiga nesta reportagem.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o esporte na galeria de imagens

História do Pentatlo Moderno

Antes de tudo, vale ressaltar que o Pentatlo Moderno é a versão atualizada de uma modalidade que já estava nas Olimpíadas da Grécia Antiga. Segundo o site Rede do Esporte, do Ministério do Esporte, a versão clássica contava com salto em distância, lançamento de discol e de dardo, corrida e luta. 

A competição foi tão marcante na antiguidade que era uma das modalidades que o próprio fundador das Olimpíadas da Era Moderna, Barão Pierre de Coubertin, queria colocar uma versão com práticas atualizadas nas Olimpíadas que ele estava desenvolvendo.

Continua depois da publicidade

Desse modo, o Pentatlo é um dos esportes que remontam a versão clássica das Olimpíadas e está desde muito tempo no programa olímpico.

Pentatlo Moderno nas Olimpíadas 

Assim como foi dito acima, Poerre de Coubertin valorizava muito o conceito do Pentatlo. Já que considerava essa a melhor maneira de encontrar o atleta completo. Portanto, já nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912, a modalidade foi colocada no programa olímpico. 

Porém, a categoria feminina do Pentatlo Moderno foi introduzida apenas na edição de 2000 em Sidney. De início, cada uma das modalidades era realizada em um dia diferente, mas com o passar do tempo, todas floram colocadas no mesmo dia.

Continua depois da publicidade

Segundo o site oficial de Paris 2024, o esporte já é dominado há anos por países europeus como Suécia e Hungria 

Regras do Pentatlo Moderno 

De forma geral, o pentatlo tem cinco modalidades como o nome sugere: Esgrima, Equitação, Natação, Corrida e Tiro. Vamos explicar como cada um funciona. 

  • Equitação: O atleta recebe um cavalo desconhecido através de um sorteio 20 minutos antes da prova e precisa fazer um percurso de saltos.

Continua depois da publicidade

  • Esgrima: Realizada em duas fases, a primeira cada atleta compete em si, em duelos de 1 minuto ou que vai até o primeiro golpe. Já a segunda fase é feita de acordo com o resultado da primeira, com partidas de eliminação simples, e que os pontos são dados aos vencedores.
  • Natação: Prova de 200 m livres.
  • Corrida e Tiro: Os atletas atiram com uma arma a laser em cinco alvos de 10 m e correm um percurso, quem chegar primeiro vence a etapa 

Aliás, a prova acontece da seguinte maneira. Primeiro os atletas disputam a equitação, a esgrima e a natação para somar pontos. Desse modo, também é definida a ordem de saída para a Corrida e o Tiro. Isto pois cada atleta sai com uma diferença de tempo condizente com a diferença de pontuação. Vence a medalha de ouro quem chegar em primeiro ao final da corrida.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como estão os jogadores do Tricampeonato da Seleção Brasileira, 54 anos depois

Calendário das Olimpíadas até 2032: data e onde serão os jogos

Entenda as regras do vôlei de quadra e de praia, esportes olímpicos