O Judô é um esporte que nasceu no Japão mas que acabou conquistando o mundo por sua técnica e efetividade. Tanto que é uma das únicas que foi a primeira arte marcial a sair das terras japonesas e se tornarem famosas em outros pontos.
Continua depois da publicidade
Além disso, o fácil entendimento e a tradição de outros lugares na modalidade tornaram a luta em um dos eventos mais populares dos Jogos. Então, se você gosta ou pratica judô ou outras artes marciais e quer acompanhar nas Olimpíadas de Paris 2024, fique ligado nesta reportagem que vamos contar.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o Judô como esporte
História do Judô
Segundo o site oficial das Olimpíadas de Paris 2024, o Judô é uma arte marcial japonesa derivada do Jiu Jitsu. O professor e Dr. Jigoro Kano é considerado o fundador dessa nova forma de luta em Tóquio, abrindo as primeiras turmas no ano de 1882.
A palavra “Judô” em japonês significa caminho suave. Mesmo assim, basta olhar uma luta da modalidade para ver que de suave não tem nada. Os atletas precisam de força física e muita explosão para executar os golpes.
Continua depois da publicidade
O Dr. Kano trabalhou para tirar os movimentos mais perigosos do Jiu Jitsu e moldou os princípios filosóficos do Judô baseado em integridade e moral. Desse modo, a arte marcial saiu do Japão e se tornou popular na França já nos anos 90. Sendo a primeira arte marcial japonesa a aterrissar no ocidente.
História do Judô nas Olimpíadas
Curiosamente, o Judô fez sua estreia nos Jogos Olímpicos na mesma cidade onde foi criado. Isto pois a arte marcial estava no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Porém, foi entrar de forma definitiva no programa apenas na edição de 1972 em Munique.
As competições femininas, por outro lado, demoraram mais 16 anos para estrear. nos Jogos de Seul em 1988. Contudo, sua chegada definitiva aconteceu em 1992 na edição de Barcelona. Desde que chegou ao evento, o Judô expandiu muito. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, mais de 120 comitês nacionais disputaram nas mais diversas categorias.
Continua depois da publicidade
Regras básicas do Judô
De forma geral, as lutas de judô duram quatro minutos, se persistir um empate na pontuação, o duelo vai para uma pontuação em Golden Score, ou seja, quem pontuar primeiro vence.
Mas afinal, como os lutadores anotam pontos. Existem algumas maneiras, derrubando o adversário no chão, imobilizando ele no chão por um tempo pré-determinado ou aplicando chave de braço ou estrangulamento.
A pontuação se divide em dois tipos:
- Ippon: O Ippon acontece quando um judoca joga outro no tatame de costas, com força, agilidade, controle e precisão. Além disso, é possível que ocorra em caso de imobilização por 20 segundos. Assim que o Ippon ocorre a luta termina.
Continua depois da publicidade
- Waza-ari: O waza-ari, por sua vez, é dado quando um atleta derruba o outro sem a força e a agilidade necessária, ou por ter derrubado o judô adversário de lado no Tatame. Outra maneira de conseguir esse golpe é imobilizar por mais de 10 e menos de 20 segundos. Por fim, dois Waza-aris se tornam um ippon em uma luta.
Leia também
Afinal, qual é o esporte mais rápido do mundo?
Entenda as regras do futebol e como ele é disputado nas Olimpíadas
Judô Paris 2024: Conheça os atletas favoritos na briga por medalha