O futebol é considerado o esporte mais popular do mundo, movendo multidões nos mais diversos países. E mesmo que não seja o evento mais popular da modalidade, está presente nas Olimpíadas desde o ano de 1900. Por isso, considerando algumas peculiaridades do torneio, trouxemos as regras do futebol de maneira simples, e como funciona o formato no torneio olímpico.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
Além disso, vamos contar um pouco da história da modalidade dos jogos na era moderna. Para conferir a leitura, é só rolar a página e saber mais sobre as regras do esporte mais conhecido pelo mundo todo.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o futebol na galeria de imagens
Como o futebol chegou nas Olimpíadas?
Antes de tudo, precisamos entender um pouco da história do futebol e como ele chegou nos Jogos Olímpicos. Segundo o site oficial de Paris 2024, o futebol como conhecemos hoje nasceu na Inglaterra medieval. Entretanto, no começo era algo muito confuso e sem regras definidas. Foi apenas no Século XVI que algumas escolas estabeleceram regras parecidas com as utilizadas atualmente.
Já nos Jogos Olímpicos o futebol está no programa desde a segunda edição do campeonato, que ocorreu em Paris no ano de 1900, e é realizada desde então. A única exceção foi a edição de Los Angeles em 1932, onde o futebol foi retirado para promover a Copa do Mundo da Fifa, criada dois anos antes. O torneio feminino de futebol, por outro lado, foi criado apenas nas Olimpíadas de Atlanta em 1996.
Continua depois da publicidade
Com o passar do tempo, os títulos olímpicos do futebol feminino foram tendo pesos parecidos ao da Copa do Mundo visto o grande destaque das atletas na modalidade.
Regras do futebol
Quando a bola rola em campo, as regras seguidas são às da Fifa – mesmo nas Olimpíadas. Dois times, com 11 jogadores cada, se enfrentam em dois tempos de 45 minutos, mais acréscimos.
O relógio não para e quem fizer mais gols ao final de 90 minutos vence. Há uma diferença, contudo, na montagem das equipes. Enquanto o futebol feminino leva suas equipes principais, o futebol masculino só pode levar atletas com menos de 23 anos. A exceção de 3 nomes, que podem exceder esse limite de idade e fazer parte do elenco.
Continua depois da publicidade
Além disso, o futebol é um dos únicos esportes olímpicos que se inicia antes da cerimônia de abertura. De forma geral, o torneio começa dois dias antes do começo formal dos jogos.
Isto acontece para que os atletas possam ter o tempo mínimo de 48 horas de descanso entre as partidas a fim de não desgastar seus portes físicos.
Formato do torneio olímpico
O futebol masculino nas olimpíadas conta com 16 seleções divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Os times de cada grupo se enfrentam entre si em turno único e os dois primeiros passam de fase. Em seguida, a fase eliminatória acontece em jogos únicos de quartas de final, semifinal e final. Os times derrotados na semi disputam a medalha de bronze em um jogo antes da decisão de ouro e prata.
Continua depois da publicidade
Já no futebol feminino existe uma pequena diferença. O torneio tem 12 seleções, em três grupos de quatro cada. Então, para fechar os oito das quartas, os dois primeiros de cada grupo e os dois terceiros lugares com melhor campanha se qualificam. Na sequência, a fase eliminatória é igual ao masculino.
O futebol brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024
Atual bicampeão no esporte dentro das Olimpíadas, o Brasil ficará fora do torneio pela primeira vez depois de 20 anos, na categoria masculina. Já as mulheres estão com a vaga garantida, confirmando a evolução do esporte feminino no país. Por isso, a torcida será por elas no futebol olímpico em Paris.
Leia também
Afinal, qual é o esporte mais rápido do mundo?
Qual é o esporte mais longo do mundo? Descubra na lista
Futebol Paris 2024: Conheça as equipes favoritas na briga por medalha