O ciclismo é um dos esportes mais conhecidos no mundo todo, não podemos negar. E na história das Olimpíadas, destaca-se como um dos mais tradicionais por estar desde a primeira edição dos Jogos Olimpícos da Era Moderna. Ou seja, os registros apontam que o ciclismo faz parte do cronograma olímpico desde Atena, em 1896.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
Por ser tão histórico e importante, as provas são algumas das mais esperadas pelos espectados da Olimpíada. E quem assiste, pode ficar com dúvidas em relação aos diferentes formatos e modalidades. Por isso, separamos a seguir as principais regras do ciclismo, as diferentes modalidades e o que é cada uma delas, além de mostrar algumas imagens do esporte.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o ciclismo olímpico nas imagens
Entenda as modalidades do ciclismo olímpico
Nas Olimpíadas, as provas de ciclismo são divididas em modalidades, com diferenças em relação ao local em que são praticadas ou sobre os objetivos. Algumas, por exemplo, desafiam a velocidade dos atletas. Outras incluem saltos e manobras como desafios a serem seguidos.
Por isso, nos jogos olímpicos, o ciclismo pode ser nas categorias BMX Freestyle, BMX Racing ou Mountain Bike, de estrada e de pista. De forma geral, as regras de todas as modalidades do ciclismo incluem princípios básicos, como não atrapalhar o competidor, usar equipamentos adequados e não utilizar nenhum substância que pode ser considerada doping. Confira a seguir as regras de cada modalidade do ciclismo olímpico.
Continua depois da publicidade
Regras do ciclismo BMX Freestyle
A modalidade BMX Freestyle surgiu nos jogos na edição de 2018, mas somente em Tóquio 2020 foi realizada a prova para homens e mulheres. As regras da modalidade determinam que o atleta precisa executar manobras em obstáculos, como paredes e bastões, por exemplo. Por isso, as provas são realizadas dentro de locais fechados e pistas.
Regras do ciclismo BMX Racing ou Moutain Bike
Desde Atlanta, em 1996, o ciclismo de Mountain Bike ou Racing é realizado no circuito olímpico. Realizado em trilhas e locais externos, como pistas, o esporte tem uma forte conexão com a natureza e pode ser considerado um dos mais radiciais da Olimpíada. As regras determina que, basicamente, os atletas precisam apenas enfrentar a natureza pedalando, e o primeiro que chegar vence.
Regras do ciclismo de estrada
Como a esgrima e o atletismo, o ciclismo de estrada está entre os que sempre esteve presente no programa olímpico. O ciclismo de estrada, no entanto, não estava no programa dos Jogos de Paris 1900, St. Louis 1904 ou Londres 1908. A modalidade é caracterizada pelas corridas em massa, com diversos competidores, no qual o mais rápido vence.
Continua depois da publicidade
O nome é pelo local em que é realizado: geralmente, estradas são pavimentas são usadas para essa prova de ciclismo. Obstruir o adversário pode culminar em eliminação e o atleta que estiver há determinado tempo fora do líder, podem ser eliminados.
Regras do ciclismo de pista
Esta é a modalidade presente desde a 1ª edição olímpica. Diversas provas estão dentro do ciclismo de pista, e todas elas possuem o objetivo de medir a velocidade de quem está pedalando. As disputas são realizadas nos velódromos, pistas em formato oval fechadas, feitas em madeira tratada ou materiais sintéticos.
As regras do ciclismo de pista incluem não obstruir a corrida do adversário e garantir a execução da prova da maneira mais rápida possível.
Continua depois da publicidade
Leia também
Entenda as regras do atletismo, esporte olímpico há mais de 120 anos