O atletismo é um dos esportes olímpicos mais tradicionais, seja pelo tempo em que está no evento – há mais de 120 anos desde a primeira Olimpíada moderma – ou pela popularidade ao redor do mundo. Por isso, desperta curiosidade de quem é fã ou até de quem não entende tanto de esportes. Confira a seguir as regras básicas do atletismo, conheça a origem da modalidade e entenda mais sobre as provas nas Olímpiadas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

Para começar a entender o atletismo, é importante reforçar a sua importância para a grandiosidade dos jogos olímpicos. Há registros, segundo o site oficial de Paris 2024, que incluem a corrida de estádio entre as disputas nos Jogos Olímpicos antigos. Isto é, em 776 a.C.

Continua depois da publicidade

Já nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em Atenas 1896, o atletismo também já estava presente. Então, é até mesmo difícil imaginar uma disputa olímpiaca sem o atletismo entre os esportes.

Entenda mais sobre o atletismo nas Olimpíadas

*Fotos: Banco de imagens

O que é o atletismo?

Por definição, o atletismo é um esporte que reúne diferentes modalidades que possuem salto, arremesso, corrida ou caminhadas. Há disputas que são de apenas uma modalidade, como corrida de 100 metros ou maratona, e outras que envolvem diversas modalidades como decatlo ou heptatlo. Há ainda a disputa em equipe, por exemplo, nos revezamentos de 4 x 100 metros.

Continua depois da publicidade

Quais são as regras das provas disputadas no atletismo?

No total, o esporte possui 40 modalidades, mas somente 28 modalidades do atletismo são olímpicas. A seguir vamos apresentar, de forma geral, as principais provas disputadas no atletismo.

Regras de arremessos e lançamentos

  • Lançamento de disco: pela forma do disco, usa-se mais a expressão lançamento de disco, no qual o atleta lança um disco de mateal o mais longe possível.
  • Arremesso de peso: os atletas pegam uma esfera de metal e precisam arremessar o mais longe possível – a esfera masculina tem 7,26 quilos e a feminina 4 quilos.

Continua depois da publicidade

  • Lançamento de dardo: também usa-se lançamento de dardos para o esporte em que os atletas precisam lançar uma espécie de lança – de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono – o mais longe possível após realizarem uma corrida. Esta modalidade pertence ao decatlo e ao heptatlo.

Regras da marcha atlética

A marca atlética olímpica consiste na modalidade em que o atleta precisa fazer um deslocamento sempre com um dos pés em contato com o solo. Por isso que a forma de deslocamento desse esporte apresenta características únicas.

Os juízes de marcha são os que julgam se o atleta continua sempre na marcha, com um dos pés no chão. O corredor pode ser advertido com uma placa amarela ou pode cometer falta, penalizada com cartão vermelho. Após três cartões vermelhos, o atleta pode ser desclassificado.

Continua depois da publicidade

A prova da marcha atletica feminina é de 20 km. Já a masculina possui disputa em 20 km e 50 km.

Regras da corrida

As provas de corrida podem ser rasas, com barreiras ou com obstáculos. As corridas rasas são as mais curtas, de 100 mteros até 10 mil metros. Já a corrida com barreiras são de 110 metros e 400 metros. E a corrida de obstáculo pode ter de 2mil até 3 mil metros.

A diferença entre a corrida de obstáculo e de barreira é que na primeira os atletas precisam pular em um obstáculo único por toda a pista e na segunda, as barreiras são individuais. Em todos os casos os atletas precisam pular sobre elas, sem apoiar as mãos.

E a mais importante regra das corridas olímpicas, válida para toda modalidade é que o atleta só pode começar a correr após o tiro olímpico. Se sair antes, é desclassificado. Vence quem chegar primeiro sem cometer infrações.

Continua depois da publicidade

Regras da corrida de revezamento

Nesta modalidade, os atletas precisa correr em equipe. São 4 corredores, percorrendo distâncias iguais e repassando um bastão de mão em mão. O bastão precisa ser entregue até o último corredor.

As provas masculinas e femininas são de 4 x 100 metros e 4 x 400 metros. Desde a Olimpíadas de Tóquio, em 2020, há ainda a disputa de 4 x 400 metros misto, em que a equipe deve ser formada por 2 homens e 2 mulheres.

Regras do Decatlo e do Heptlato

  • Decatlo: prova do atletismo masculino com 10 modalidades (salto em altura, salto com vara, salto em distância, arremessos – de peso, de disco e de dardo -, além de corrida de 100, 400 e 500 metros, somados com corrida de 110 metros com barreiras).

Continua depois da publicidade

  • Heptatlo: prova do atletismo feminino com 7 modalidades (salto em altura, salto em distância, corridas – de 100, 200 e 800 metros -, além de arremeso de peso e de dardo).

Regras das provas de salto

As provas olímpicas de salto são divididas em saltos horizontais e em saltos verticais. Saltos horizontais são aqueles em o atleta precisa saltar na maior distância. Já nos verticais, é a altura que está em desafio.

  • Salto em distância: o atleta precisa correr e salta em uma caixa de areia o mais longe possível, sendo que a regra do salto em distância determina que o salto é invalidado caso o atleta pise no final da tábua de impulsão

Continua depois da publicidade

  • Salto triplo: o atleta corre e depois realiza a combinação de dois saltos e um para saltar na caixa de areia, além disso também não pode pisar na tábua de impulsão
  • Salto com vara: os atletas correm e utilizam uma vara para pular o mais alto possível acima do sarrafo, sendo que o competidor tem três chances de tentar ultrapassar a medida colocada
  • Salto em altura: nesta modalidade os atletas também precisam superar uma altura, mas sem ajuda da barra

Continua depois da publicidade

Conheça algumas curiosidades do atletismo

O atletismo é uma modalidade tão histórica que possui diversas curiosidades, consideradas como quase lendas deste esporte que está desde a primeira edição da Olimpíada. Confira abaixo 5 curiosidades incríveis sobre a história do esporte:

  • A maratona é uma das provas mais antigas e acredita-se que a sua primeira edição foi quando um soldado, chamado de Fidípides, teria corrido da cidade de Maratona até Atenas. Porém, o soldado teria morrido de exaustão ao chegar.
  • Estima-se que um decatleta, que realiza as 10 modalidades olímpicas, possui gasto calórico diário para realização das provas de 6.500 calorias
  • A pista do atletismo tem as marcações das raias em formato irregular, em uma espécie de ferradura, para que todos percorram exatamente a mesma distância
  • O recorde mundial dos 100 metros masculo é de Usain Bolt, atleta jamaicano que fez a prova em apenas 9,58 segundos
  • Falando nas provas rápidas, aponta-se que um atleta na prova de 50 metros apenas expira o ar quando termina a prova: o corredor inspira o ar, expira, inspira novamente, realiza a prova e depois expira

O que muda no atletismo nas Olimpíadas de Paris 2024

Os jogos olímpicos em 2024 serão realizadas em Paris, na França, de 26 de julho a 11 de agosto. E o evento terá uma novidade em relação ao esporte: provas de repescagem serão realizadas pela primeira vez. As disputadas serão realizadas em todas as modalidades individuais de 200 metros a 1500 metros, incluindo as opções com barreiras.

Continua depois da publicidade

Os atletas realizam a primeira volta e são classificados de acordo com o seu tempo, após diversas baterias. Com o término de toda a primeira fase, os atletas que não terminarem nas posições de classificação terão uma segunda chance de se classificar para as semifinais participando de mais uma volta, nas baterias de repescagem.

Leia também

Entenda as regras do breaking, novo esporte nas Olimpíadas de Paris

Atletismo Paris 2024: Conheça 10 atletas favoritos na briga por medalha