A vela é um dos esportes olímpicos que mais trouxe alegria para o Brasil nas Olimpíadas. Mesmo não sendo tão popular quanto outras modalidades campeãs no país, a vela tem tido um histórico recente muito bom no quadro de classificações, com nomes indo de Robert Scheidt – bicampeão olímpico no esporte – até os ótimos velejadores da família Grael.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
Por isso, é importante ficar ligado na vela em Paris 2024, pois de lá pode sair muita coisa boa para nós! Então, se você quiser saber como as competições funcionam, continue a leitura.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a vela
Confira a história da vela como esporte
É um fato que as embarcações, utilizadas principalmente para transporte e comércio, existem há milênios na sociedade. Contudo, os barcos à vela são bem mais recentes, conforme o site Rede do Esporte frisa.
Isso porque esse a embarcação foi criada no século 17 para suprir as demandas comerciais e, assim, logo cumpriu seu objetivo, sendo utilizada na época apenas para isso. Posteriormente – mais de dois séculos depois, para ser exato – conforme escrito no site oficial das Olimpíadas de Paris 2024, a prática começou a tornar-se um esporte, sendo que a primeira competição internacional de vela aconteceu em 1851.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, membros do New York Yacht Club dos EUA viajaram da América do Norte até a Inglaterra e venceram a disputa que hoje é internacionalmente famosa e conhecida como America’s Cup.
Vela nas Olimpíadas
Logo na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em 1900, a vela já estava presente. Desde então, a única exceção de sua participação foram nos Jogos de St. Louis em 1904. Isto pois a modalidade não tinha sido colocada no programa olímpico de forma definitiva, tendo em vista que a estreia em Paris havia sido uma demonstração.
Assim, desde a edição de 1908, a vela está presente nos Jogos, com várias categorias distintas, também conhecidas como classes, que se diferenciam pelo tamanho e estilo da embarcação.
Continua depois da publicidade
Regras da vela
De forma geral, a vela envolve mover a embarcação aproveitando apenas a energia dos ventos – que o faz navegar mar afora. Falando assim pode até se ter a impressão de que o trabalho do velejador é fácil, mas isso não poderia estar mais errado. Quem comanda o barco precisa ter destreza e experiência para lidar com constantes mudanças no tempo.
Na Olimpíada são aplicadas as regras da World Sailing, a Federação Internacional de Vela: todos os competidores partem do mesmo ponto e fazem o mesmo percurso. Quem chegar primeiro no fim, vence.
Leia também
Entenda as regras da ginástica artística, rítmica e de trampolim nas Olimpíadas