Assim como outros esportes olímpicos, como handebol e atletismo, por exemplo, a natação desperta interesse também por ser muito praticada. Desse modo, muita gente que pratica passa a entender as dinâmicas e se interessar. Pois todos que nadam sabem o esforço de todos os membros que a natação exige.
Continua depois da publicidade
Além disso, esse é um esporte tradicional no programa olímpico, e virou um dos destaques das semanas de jogos ao longo do tempo. Então, para você que curte natação, mas que quer conhecer os estilos de nado e as distâncias, fique ligado. nesta reportagem.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a natação na galeria de imagens
Regras da Natação
O ser humano nada desde a antiguidade, mas só no Século XIX se tornou um esporte competitivo. Além disso, é uma das modalidades que esteve em todas as olimpíadas da Era Moderna, que começaram em 1896.
As regras da natação são bastante simples, cada prova tem oito competidores, um em cada raia e são realizadas em piscinas de 50 metros de comprimento. Assim, o atleta que completar a distância da bateria primeiro vence.
Continua depois da publicidade
Contudo, a natação é disputada em quatro estilos de nado distinto. O nado livre, que os atletas podem nadar como quiser, o costas, que os nadadores fazem com as costas na água. O borboleta envolve um movimento de abertura de braços e o nado peito. Por fim, as distâncias vão de 50 até 1500 m.
Regras dos Saltos Ornamentais
Também no Século XIX, jovens alemães e suecos começaram a fazer saltos diferentes na água, tentando desafiar para ver quem fazia o melhor mergulho. No final do século, esses atletas foram até a Inglaterra fazer uma demonstração do esporte o que causou um grande burburinho. Tanto que pouco depois, em 1901, o primeiro mundial da modalidade foi realizado.
Acerca das regras, nas Olimpíadas, os saltos ornamentais são disputados em oito categorias diferentes. Indo do trampolim de 3 metros até a plataforma fixa de 10 metros. Cada atleta é avaliado pór uma comissão de juízes, que dão notas baseadas na dificuldade das piruetas, na forma de mergulho, na beleza do salto e outros critérios.
Continua depois da publicidade
Regras do Nado Artístico
Anteriormente chamado de nado sincronizado, o nado artístico foi desenvolvido nos Estados Unidos no início do século passado. E está no programa olímpico desde a edição de Los Angeles 1984.
A competição é disputada em dupla ou em conjunto. A ideia é basicamente fazer acrobacias na piscina ao som de uma música. Juízes analisam e dão notas analisando sincronia, beleza e precisão na execução dos movimentos.
Regras do Polo Aquático
Ainda nos esportes aquáticos, mas em um conceito muito diferente, o Pólo Aquático era disputado em rios e lagos da Inglaterra. Posteriormente, ele foi para a Escócia, que desenvolveu um jogo com dinâmica parecida com futebol, mas com as mãos e em piscinas.
Continua depois da publicidade
Atualmente, duas equipes com 7 jogadores cada se enfrentam em piscinas com 3 metros de profundidade e dimensões de 30 metros de comprimento por 20 metros de largura. Em suma as equipes se enfrentam em quatro períodos de oito minutos e quem fizer mais gols ganha.
Regras da Maratona Aquática
Por fim, vamos falar da única modalidade atual realizada em águas abertas. De início, a natação competitiva era feita desse modo. Mas desde 1908, as piscinas foram colocadas nesse tipo de competição. Mesmo com esse histórico, a maratona aquática só entrou oficialmente como esporte aquático em 1991.
A competição nas Olimpíadas é feita em mares, rios e lagos e os competidores precisam nadar percursos de 10 km. Prova que geralmente dura cerca de duas horas Por todas a intempéries que envolvem esse tipo de prova, estratégia e conhecimento do local da prova é fundamental.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como estão os jogadores do Tricampeonato da Seleção Brasileira, 54 anos depois
Calendário das Olimpíadas até 2032: data e onde serão os jogos
Entenda as regras do vôlei de quadra e de praia, esportes olímpicos