Podemos até pensar que todos os tipos de ginástica são iguais ou muito semelhantes, mas o fato é que o esporte possui modalidades bem distintas. Por isso, separamos a seguir as regras da da ginástica artística, rítmica e de trampolim nas Olimpíadas. O objetivo é fazer com que você entenda conceitos básicos para ficar por dentro de como o esporte funciona.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

Na ginástica artística, a precisão dos movimentos, a força física e até a desenvoltura em que os movimentos são feitos são postos à prova em uma série de aparelhos desafiadores. Com origens que remontam à antiguidade, este tipo de ginástica já estava presente na primeira edição dos jogos olímpicos modernos, em Atenas, em 1896. A competição foi restrita a atletas masculinos por 32 anos até os Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã, quando as mulheres puderam competir pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a ginástica rítmica adiciona um toque de elegância e sofisticação, combinando movimentos corporais fluidos com o manuseio habilidoso de aparelhos como fitas, arcos e bolas. Com uma forte ênfase na expressão artística, a ginástica rítmica transforma o tapete em um palco para a criatividade e a beleza.

Enquanto isso, a ginástica de trampolim eleva a adrenalina com seus saltos acrobáticos e torções no ar, desafiando os limites da gravidade com cada salto. Com trampolins de alta performance como plataforma, os ginastas executam sequências de movimentos complexos com precisão e destreza, criando um espetáculo aéreo de tirar o fôlego.

Saiba mais sobre a ginástica artística, rítmica e de trampolim

Continua depois da publicidade

Regras da ginástica artística

A ginástica artística é composta por uma série de competições individuais em diferentes aparelhos, além de um torneio por equipes envolvendo todos os aparelhos específicos de cada gênero. Cada elemento requer habilidades diferentes.

  • Homens competem em seis eventos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa.
  • Mulheres competem em quatro eventos: salto, barras assimétricas, trave de equilíbrio e solo.
  • Cada aparelho exige habilidades específicas como força, agilidade e precisão.
  • São 13 provas: Individual geral masculino, Solo masculino, Cavalo com alças masculino, Argolas masculinas, Salto masculino, Barras paralelas masculinas, Barra fixa masculina, Equipes femininas, Individual geral feminino, Salto feminino, Barras assimétricas femininas, Trave feminina, Solo feminino.
  • Até 2004, as rotinas eram avaliadas em uma escala de 10 pontos.
  • A partir de 2005, a pontuação é baseada na combinação de dificuldade e execução.
  • As mudanças no sistema de pontuação foram consideradas após Nadia Comaneci receber a primeira pontuação perfeita de 10 nas barras assimétricas nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976.

Regras da ginástica rítmica

A ginástica rítmica é uma modalidade bem mais recente do esporte, pois evoluiu da ginástica em massa bastante popular na Europa no final do século 19 e início do século 20. Exclusivamente feminina nos Jogos, estreou no programa Olímpico com uma prova individual em Los Angeles 1984. A disputa do conjunto foi introduzida 12 anos depois, em Atlanta 1996.

Continua depois da publicidade

  • Utilização de quatro aparelhos: fita, arco, bola e maças.
  • Música durante as apresentações, incluindo música com vocais, desempenha um papel significativo.
  • Provas individuais: quatro apresentações, uma com cada aparelho, de 75 a 90 segundos cada.
  • Disputa em conjunto: equipe de cinco atletas se apresentando duas vezes, usando os mesmos aparelhos na primeira rotina e uma série mista na segunda.
  • Avaliação é feita com a combinação das pontuações D (dificuldade/conteúdo do exercício), A (artístico) e E (execução).

Regras da ginástica de trampolim

Se voê conhece cama elástica, pode achar essa prova bem parecida. A ginástica de trampolim fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos Sydney 2000, com uma competição masculina e outra feminina. O número de eventos (dois) manteve-se inalterado desde então. 

  • Modalidade é composta por duas provas individuais (masculina e feminina).
  • Atletas saltam a mais de oito metros de altura em um trampolim retangular feito de tecido sintético.
  • A cama elástica é presa a uma estrutura com molas de aço para proporcionar impulso aos atletas.
  • Durante a competição, os atletas realizam rotinas compostas por dez elementos.
  • Pontuação baseada na dificuldade, execução e tempo de voo dos elementos.
  • O esporte requer alta técnica e precisão absoluta por parte dos atletas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Entenda as regras do breaking, novo esporte nas Olimpíadas de Paris

Ginástica Artística Paris 2024: Conheça 10 atletas favoritos na briga por medalha