Os restaurantes precisaram criar alternativas para superar a crise provocada pelo novo coronavírus. Entre as apostas para garantir o fluxo de caixa, o serviço de take-away, ou seja, de retirar no balcão, se tornou opção em tempos de distanciamento social.
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A proposta é que o cliente faça seu pedido, seja por site, seja por WhatsApp ou telefone, e retire o pedido na loja, sem arcar com os custos de entrega. Essa, inclusive, é a principal vantagem para o consumidor. Porém, diversos fatores podem ser levados em conta na hora de decidir entre o delivery e o take-away. Confira.
Compre e retire
Não é de hoje que tem surgido restaurantes take-away ou que essa nova proposta de atendimento tem sido oferecida nos estabelecimentos. Porém, a iniciativa se tornou aliada às medidas de prevenção para combater o contágio da Covid-19, proporcionando aos clientes a possibilidade de buscar a refeição em segurança.
>> Saiba como higienizar corretamente a comida recebida por delivery
Outro ponto positivo é que, diante da crise, o estabelecimento pode baixar custos de investimento, já que é possível diminuir a quantidade de funcionários, além de manter apenas a cozinha aberta para atender os consumidores. Sendo assim, a empresa também pode optar por oferecer um produto com preços mais acessíveis.
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Automação de processos
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) disponibilizou uma plataforma para facilitar o contato dos consumidores com os estabelecimentos, reunindo endereço e contatos, além das redes sociais, dos participantes do festival Brasil Sabor. Com o aplicativo, muitos restaurantes tiveram contato com as facilidades das ferramentas digitais – um processo que tem ganhado aderência no setor, com inovações voltadas à gestão de pedidos e produção.
Para a opção de retirada no balcão, foram lançadas diversas ferramentas que permitem que o consumidor tenha acesso ao cardápio, finalize a compra pelo aplicativo e agende o horário de retirada do produto. O resultado é a praticidade e a otimização do tempo.
Segurança Sanitária
Além de adaptar o modelo de negócio, o formato também exige medidas de segurança sanitária, garantindo, principalmente, que todos os profissionais dentro do estabelecimento estejam seguros e seguindo as orientações de higienização da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também é importante reforçar as regras para o consumidor, como o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel dentro do restaurante. Alguns estabelecimentos, em parceria com prefeituras e associações, como acontece em Florianópolis, estão rastreando os consumidores que frequentaram o local e que, posteriormente, testaram positivo para a Covid-19. Dessa forma, é possível alertar a todos que estiveram no restaurante no mesmo dia.
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Edição especial do Brasil Sabor
Os restaurantes e bares que participam deste festival selecionam receitas exclusivas e oferecem descontos entre 30% e 50% para os consumidores, seja no almoço, seja no jantar. Durante toda a programação, que encerra no dia 16 de agosto, esses pratos ganham divulgação e podem concorrer a prêmios, com a votação popular no aplicativo online da Abrasel.