Após dias de fortes chuvas, cidades da região Norte de Santa Catarina contabilizam prejuízos causados pelos alagamentos e se organizam para voltar à normalidade nesta quarta-feira (21). Entre as cidades mais atingidas estão Balneário Barra do Sul, Barra Velha e Corupá. 

Continua depois da publicidade

De acordo com Osvaldo Gonçalves, da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Barra Velha decretou situação de emergência e ativou um abrigo para famílias atingidas. Ao todo, são 15 pessoas no local. 

Em Jaraguá do Sul, conforme Gonçalves, o volume de chuva foi de 156 milímetros em um curto espaço de tempo. 

— O escoamento não suportou. Tivemos quedas de árvores. Mas apenas uma pessoa ferida leve — cita Gonçalves. 

Outra cidade a decretar emergência foi Barra do Sul. Segundo Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil, a cidade foi atingida por 154 milímetros de chuva em 12 horas, alagando centenas de ruas e causando destruição aos moradores. 

Continua depois da publicidade

Chuva atingiu cidades como Barra do Sul e São Francisco do Sul (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira, o órgão foi até o município para atender às vítimas. Entre as ações estão a entrega de itens de ajuda humanitária. 

Outros municípios da região, como Joinville, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, e Araquari estão em fase de reconstrução e restabelecimento. 

— A chuva veio com forte, com intensidade. Houveram vários alagamentos — explica Pereira.

Em Balneário Piçarras, a Defesa Civil ainda está contabilizando o número de ocorrências e deve ter uma atualização durante a tarde.

Bloqueios em rodovias

Em Corupá, a BR-280 está bloqueada, impactando no tráfego que liga a região Norte ao Sul. Na Serra de Corupá, o trânsito é precário entre os KMs 84 e 110. De acordo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tráfego de caminhões está proibido. 

Continua depois da publicidade

Deslizamento de terra na Serra de Corupá (Foto: PRF/Divulgação)

A região ainda tem pontos de bloqueios na Serra Dona Francisca e no KM-35 da SC-108, que liga Guaramirim a Massaranduba. Isso se dá pelo risco de deslizamentos de terra na região. Na manhã desta quarta-feira, a BR-376 foi liberada.

Leia também

Norte de SC tem alagamentos e pessoas desabrigadas após chuvas; veja imagens

Catarinense com doença rara é transferido do Maranhão para ser atendido em Joinville

JEC Futsal anuncia técnico atual campeão da Libertadores e entre os melhores do mundo