Rebeldes tomaram o controle de Damasco na Síria após um regime de 24 anos de Bashar al-Assad. Nesta madrugada de domingo (8), após a deposição da capital, o presidente ditador deixou o país. Segundo agências de notícia consultadas pelo Uol, ele está na Rússia após receber asilo humanitário.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Após a fuga, Bashar al-Assad instruiu “transição pacífica de poder”, segundo a Rússia. A Organização das Nações Unidas (ONU) está trabalhando para garantir uma transição política ordenada e evitar violência.
A comunidade internacional está pedindo estabilidade e diálogo político para garantir uma transição pacífica e proteger os direitos de todos os sírios. A situação ainda é delicada, e muitos estão aguardando para ver como se desenrolará essa nova fase na Síria.
Voo fora do radar
Aliada do governo de Bashar al-Assad, a Rússia confirmou a renúncia e fuga do presidente sírio. Em comunicado emitido neste domingo, o Kremlin informou que Assad deu instruções para uma transferência pacífica de poder, mas negou qualquer participação nas negociações para sua fuga e não divulgou seu paradeiro. Mais tarde, agências de notícias russas relataram que Assad e sua família receberam asilo humanitário na Rússia e estão na capital, Moscou.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do Uol, dados de monitoramento do Flightradar24 indicam que o voo SYR9218 da Syrian Air decolou do aeroporto de Damasco por volta das 2h deste domingo, quando rebeldes tomavam a capital. Há suspeitas de que Bashar al-Assad estivesse a bordo do avião, que se dirigiu à região costeira da Síria, fez uma curva brusca no sentido contrário e, em seguida, desapareceu do mapa.
Com isso, atualmente, existem duas possibilidades: ou o avião foi abatido, ou o transponder, que fornece dados de posição, foi desligado. Assad foi visto pela última vez há uma semana, quando os rebeldes tomaram o norte de Aleppo e deram início a escalada de tomada de poder.
Quais locais já foram tomados pelos rebeldes
Os rebeldes na Síria têm feito avanços significativos recentemente. Eles tomaram controle de várias regiões importantes como, Damasco, a capital do país, Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, Hama, uma cidade estratégica no centro do país, Homs, outra cidade importante no centro da Síria, e Deraa, no sul da Síria, perto da fronteira com a Jordânia.
Esses avanços têm sido rápidos e coordenados, resultando em uma mudança significativa no controle territorial dentro do país.
Continua depois da publicidade
A guerra civil na Síria, que começou há 13 anos durante a Primavera Árabe, resultou em mais de 500 mil mortes e milhões de deslocados. A queda de Assad marca o fim de uma dinastia de mais de 50 anos no poder.
Leia também
Rebeldes derrubam ditador da Síria e fecham cerco na capital do país
Entenda por que rebeldes estão avançando rumo à capital da Síria