Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo na política e na economia, não é das tarefas mais fáceis entender o que significam aqueles montes de projetos e emendas aprovados e rejeitados no Congresso Nacional. Para ajudar a entender – e aprender – o que essas coisas tão aparentementes distantes da nossa vida, mas importantes pro nosso dia a dia, um catarinense criou um plataforma de “educação política”: o Politize.
Continua depois da publicidade
Veja abaixo alguns dos primeiros conteúdos do site, que entrou no ar neste mês sobre reforma política e ajuste fiscal.
:: Blog da Estela Benetti: Projeto de SC é premiado em Davos, na Suiça
A reforma política é complexa e envolve muitos temas que vão além do sistema eleitoral e do financiamento das campanhas. São vários os projetos sendo apresentados, tramitando no Congresso e parados em alguma gaveta. Certas mudanças podem parecer pequenas, mas são muito importantes para o sistema político e eleitoral como um todo. Veja mais abaixo:

Depois de quase uma década de crescimento econômico consistente, o país passou a enfrentar um desaquecimento da economia desde 2011. O PIB passou a crescer menos, a inflação foi ficando cada vez mais alta e o consumo em níveis menores. Como o governo gastou mais do que arrecadou nesse período, teve que adotar um ajuste fiscal para minimizar a falta de dinheiro. Entenda:
Continua depois da publicidade

O que é o Politize?
É um portal de educação política onde é possível encontrar material didático e acessível para explicar como funciona a política brasileira e os temas relacionados a ela. Todos os conteúdos são gratuitos. O projeto foi desenvolvido em Santa Catarina, pelo joinvilense Diego Calegari.