O não comparecimento da União Tricolor (UT), torcida organizada do Joinville, chamou a atenção do público durante a derrota do JEC Futsal para o Corinthians, no último sábado (15), no Centreventos Cau Hansen, pelas quartas de final da Liga Nacional.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Apesar do ginásio estar lotado, a situação gerou questionamentos e críticas por torcedores e membros da diretoria da equipe joinvilense.
Após o apito final, à rádio CBN Joinville, o diretor de futsal do JEC, Valdicir Kortmann, afirmou que a falta dos torcedores organizados foi motivada pela data do jogo ser a mesma da festa de 21 anos da torcida.
Além disso, ele ressaltou que o JEC Futsal e seu principal patrocinador apoiam a a torcida, inclusive financeiramente, porém, condenou a postura da União Tricolor nesta situação.
Continua depois da publicidade
— Nos causou surpresa, teríamos que ter uma participação financeira maior para colocar mais pessoas no Centreventos. Não concordo com isso. É uma questão até de ingratidão — lamentou.
Kortmann admite que o clube a empresa já apoiaram o grupo uniformizado com camisetas e em eventos de aniversário, por exemplo. Ele também reconheceu a importância do apoio da torcida nos jogos, mas novamente criticou a decisão dos integrantes.
— A organizada faz diferença, mas tudo tem um limite, coerência e bom senso — finalizou.
Dentro de quadra, o Joinville empatou com o Corinthians em 1 a 1. Como o tricolor perdeu na partida de ida, em São Paulo, acabou sendo eliminado da competição.
Torcida cita festa de aniversário
Procurada pela reportagem do A Notícia, a União Tricolor, por meio de nota oficial, afirma que o único motivo do não comparecimento ao Centreventos foi motivado pela festa de aniversário da torcida, realizada a partir das 12h de sábado.
Continua depois da publicidade

De acordo com a União, o evento estava programado há três meses e um último aviso foi enviado para o JEC Futsal na sexta-feira. A torcida cita que, em um primeiro momento, a partida estava prevista para acontecer pela manhã, mas, após mudança da Liga, o confronto foi para às 13h15.
O clube ter aceitado a alteração foi criticado pela torcida. “Pedimos muito para que não aceitassem a mudança para à tarde”, cita o documento.
O texto ainda lembra que, em 2021, a torcida organizada não foi ao jogo entre Joinville e Jaraguá, na Arena Joinville, pela Copa Santa Catarina, pelo mesmo motivo da celebração de aniversário.
Por fim, a nota destaca que a torcida não deve ser responsabilizada pela eliminação do JEC, já que o ginásio estava lotado de torcedores.
Continua depois da publicidade
Confira a nota completa:
“O único e exclusivo motivo do não comparecimento foi a festa de aniversário de 21 anos, que já está programada há três meses. O próprio clube já sabia e pedimos muito para que não aceitassem a mudança do horário desse jogo.
Informamos ao clube na sexta-feira que não estaríamos presentes, assim como não estivemos, ano passado, no jogo JEC x Juventus, pela Copa Santa Catarina, na Arena, que foi no mesmo dia e horário da festa.
Lamentamos muito a eliminação, porém, não podem nos responsabilizar por não ter conseguido vencer o jogo em casa. E também lembrar que o ginásio estava completamente lotado para apoiar o time”.
Leia também
Mais de 450 garrafas de vinhos argentinos são apreendidas na BR-280 em SC
Joinville Vôlei estreia na campanha pelo acesso da Superliga C
Chuva deixa SC em alto risco para deslizamentos, diz Defesa Civil