Claudia Leitte virou alvo de críticas após decidir retirar a menção a “Iemanjá” da letra de uma música. A decisão gerou acusações de intolerância religiosa nas redes sociais e foi comentada pelo secretário da Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que ressaltou a importância de valorizar a história e a essência do Axé-Music.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Tourinho afirmou que a celebração dos 40 anos do gênero precisa ser acompanhada de reflexão crítica, sem apagar referências à cultura negra e às suas raízes. Após críticas direcionadas à cantora, ele encerrou os comentários em sua publicação para evitar distorções na discussão, mas destacou que reescrever a história dessa forma é um ato de racismo.

Continua depois da publicidade

Qual música teve a letra alterada por Claudia Leitte?

Claudia Leitte causou a polêmica após alterar a letra da música “Caranguejo”. Originalmente, a canção inclui o verso “saudando a rainha Iemanjá”, mas, em uma apresentação recente, a cantora substituiu por “eu canto meu rei Yeshua”, referindo-se a Jesus em hebraico. Esta não é a primeira vez que a cantora se recusa a falar o nome de orixás, o que é justamente apontado como intolorância religiosa.

Por que Claudia Leitte trocou “Iemanjá” para “Yeshua”?

Para quem não sabe, Claudia Leitte é evangélica, e em algumas denominações da religião cristã nem mesmo citar o nome de orixás é permitido. A restrição acontece por evangélicos associarem orixás a entidades ruins, ou que nem podem ser nomeadas. Porém, embora seja evangélica, a cantora sempre fez carreira justamente cantando Axé-music, ritmo que tem influência das religiões de matriz africana.

Embora a polêmica seja recente, a cantora já havia feito essa alteração em 2014, durante a gravação de um DVD. Na época, Michelle Bolsonaro chegou a compartilhar a mudança, o que muitas pessoas viram como uma forma de crítica às religiões de matriz africana. O caso ganhou ainda mais repercussão quando Ivete Sangalo chegou a curtir a publicação de Tourinho, mas depois retirou a curtida.

Continua depois da publicidade

Até o momento, a cantora não se pronunciou sobre as críticas recentes.

Leia também

Samba de Adele? Entenda a polêmica de plágio entre cantora britânica e compositor brasileiro

Adele: decisão de música “banida” no Brasil e no exterior dividiu opiniões na internet; veja