Cuidar da pele não é só uma questão de vaidade. De acordo com a dermatologista Pietra Martini, ela é o maior termômetro da saúde. Porém, algumas alterações precisam de tratamentos para que volte a ter um aspecto saudável. A médica estima que mais da metade das pessoas buscam primeiramente indicações de amigos e na internet para depois marcar consulta médica. Resultado: as doenças se agravam, os tratamentos ficam mais caros e prolongados.

Continua depois da publicidade

Pietra destaca que, em alguns casos, o problema está associado à má alimentação. Isso é mais comum para quem faz dietas radicais ou já passou por cirurgia bariátrica.

Neste caso, não adianta usar xampu antiqueda: a única solução é a suplementação alimentar. Ela lembra que algumas pessoas não fazem regime alimentar e ainda assim acordam com travesseiro coberto de cabelos. É claro, afirma, que a queda pode estar associada à herança genética, ao estresse ou excesso de química. Mas também pode indicar alteração na tireoide.

Egon Daxbacher, coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia, enfatiza que problemas como a acne são influenciados pela alimentação:

– Já está comprovado que alimentos altamente calóricos e gordurosos favorecem as infecções.

Continua depois da publicidade

Inclua no seu prato

:: Frutas cítricas, que contêm vitamina C, que ajudam na hidratação.

:: Nozes contêm manganês e cobre, que fazem parte da síntese de colágeno, substância que dá elasticidade à pele.

:: Mamão, gema de ovo, fruta e vegetais de cor amarela são fontes de vitamina A, que mantém a integridade da pele.

:: Legumes são ricos em zinco e vitamina E e têm poder antioxidante.

:: Frutos do mar, carne bovina e aves contém selênio, outro antioxidante.