De um lado, o Museu do Louvre. Do outro, a Praça da Concórdia que dá acesso ao Arco do Triunfo e ainda tem vista para a Torre Eiffel. Entre esses pontos turísticos está a pira olímpica de Paris-2024, acoplada a um imenso balão de ar quente, e que se tornou uma atração imperdível na capital francesa, sobretudo à noite. E o melhor de tudo: tem acesso liberado.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Quem é Ana Carolina Vieira, atleta da natação expulsa das Olimpíadas de Paris-2024
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Após dois dias de chuva forte, o domingo de tempo bom e ensolarado atraiu milhares de parisienses e turistas para ver o símbolo dos Jogos Olímpicos. Localizado no Jardins das Tulherias, o público promovia um verdadeiro mar de telefones apontados para o alto para garantir a melhor imagem para recordação.
A pira passa o dia presa a um espelho d’água para visitação. Mas o grande show acontece à noite, quando o balão iluminado sobe para o céu e ganha visibilidade de boa parte de uma cidade cuidadosamente planejada para dar visibilidade aos pontos turísticos.
Continua depois da publicidade
– Acho que uma coisa legal é que você consegue visitar, chegar perto da tocha. Acredito que nem sempre esse acesso era tão fácil para as outras piras anteriores. A localização está aprovada – elogia Milene Rodrigues Bento, 39, designer que está na cidade como trabalhadora voluntária dos Jogos Olímpicos.
Mas porque a tocha está presa em um globo? A pira foi pensada novamente para rever a própria história de Paris. Trata-se de uma homenagem ao primeiro voo em um balão de gás hidrogênio realizado na capital francesa em 1783.
O local escolhido para a pira também tem explicação. Em dezembro de 1783, esse balão que se tornou a primeira aeronave a transportar pessoas partiu justamente dos Jardins das Tulherias – o mesmo que a tocha está localizada.
– Achei bem interessante, criativo, uma maneira bem diferente de fazer. É bem no centro de Paris, mais uma coisa pra ver – opina João Paulo Fontoura Nogueira, de 22 anos.
Continua depois da publicidade
O símbolo dos Jogos ainda carrega uma mensagem de sustentabilidade. O balão foi aceso por meio de eletricidade e água, evitando qualquer tipo de combustão para colocar fogo no objeto.
Seguirá acesa dessa forma durante todo período de Paris-2024. O balão é elevado diariamente após o pôr do sol e permanece no céu até às 2h da madrugada.
*Diego Richard é correspondente da NSC em Paris