Fernanda Keulla, campeã do BBB 13, esteve no The Town, festival de música de São Paulo, no último final de semana. A ex-BBB e apresentadora falou sobre o diagnóstico que recebeu de uma doença rara, que precisou de mais nove anos para ser confirmado.

Continua depois da publicidade

Fernanda Keulla foi diagnosticada com Síndrome de Sjörgren, doença rara e autoimune que atinge as articulações, e faz com que a pessoa sinta dor e cansaço. Ela contou que as pessoas achavam que ela estava com baixa imunidade.

A ex-BBB conta que faz acompanhamento com médico reumatologista, tratamento medicamentoso e consegue controlar a doença para ter uma vida tranquila. E fez um alerta sobre a importância de ser dar atenção aos sinais que o corpo dá.

“Se cuidem. As doenças autoimunes são muitas vezes silenciosas. As dores nas articulações, o ressecamento da garganta e dos olhos são sintomas muito comuns que as pessoas confundem com outras doenças. Então é bom ficar de olho”, destacou.

Continua depois da publicidade

O que é Síndrome de Sjörgren, quais os sintomas e como é feito o diagnóstico

Segundo o Dr. Marcelo Pavan, reumatologista, a Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que ataca as glândulas exócrinas, principalmente as lacrimais e salivares. Ele descreve os sintomas primários de olho e boca secos, além de manifestações em outras partes do corpo como articulações, pulmões, rins e sistema nervoso.

O médico explica que o diagnóstico é feito através de exames de sangue e biópsia de glândula salivar, e o tratamento, que geralmente envolve medicamentos orais e reposição para aliviar os sintomas.

O Dr. Pavan enfatiza que o prognóstico da doença é bom e que os pacientes podem ter uma boa qualidade de vida com acompanhamento médico regular.

Continua depois da publicidade

O diagnóstico que levou Orlando Morais, marido de Glória Pires, a fazer cirurgia no rosto