A rede municipal de ensino de São José, na Grande Florianópolis, teve destaque na lista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. O município teve excelente desempenho, com alunos tendo avaliações melhores do que Florianópolis e Blumenau. A prefeita Adeliana Dal Pont reuniu os professores para homenageá-los.
Continua depois da publicidade
Investimentos
Durante almoço na Casa da Agronômica com o governador Eduardo Pinho Moreira e secretários de Estado, a diretoria da BR Foods confirmou projetos de investimentos em Santa Catarina. O presidente Pedro Parente participou do encontro e confirmou que o grupo está aplicando em Santa Catarina R$ 1,8 bilhão no ano passado e neste ano.
Segurança
Em sua campanha ao Senado, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) proclama que em seu governo foram nomeados mais de 10 mil policiais para a estrutura de segurança pública. Muita gente está questionando os números. Os dados oficiais confirmam. No período 2011-2018 foram admitidos 10.672 agentes de segurança, sendo 5.882 na Polícia Militar, 1.654 na Polícia Civil, 1.301 no Corpo de Bombeiros, 1.328 agentes penitenciários, 328 no IGP, 55 no Detran e 124 temporários.
Receita: 8%
A arrecadação estadual registrou um aumento em agosto de 8% em relação ao mesmo mês do ano anteiror. Naquele mês de 2017, contudo, houve um Refis que deve ser descontado da receita mensal total. Mesmo assim, segundo o secretário da Fazenda, Paulo Eli, houve crescimento, em claro sinal de que a economia está reagindo. A arrecadação atingiu R$ 2,19 bilhões.
Vínculos
A família do deputado Jair Bolsonaro (PSL) tem fortes vínculos com líderes políticos de Santa Catarina. O deputado Eduardo Bolsonaro há muitos anos pratica o surfe nas praias do Moçambique e da Joaquina, na Ilha e o presidenciável é amigo pessoal do deputado Esperidão Amin (PP).
Continua depois da publicidade
Arquivos
O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Marcelo Rego, está empenhado neste momento em definir um novo espaço, mais seguro e climatizado para o Arquivo Público de Santa Catarina. Documentos oficiais e livros desde o tempo do Império se encontram hoje no prédio antigo e deteriorado da Ioesc, em Saco dos Limões. Governadores lá nunca estiveram. Com o Arquivo Municipal a situação não é muito diferente. Falta sensibilidade das autoridades para a preservação da memória.
PM na Câmara
Pela primeira vez na história, dois integrantes da Polícia Militar do Estado passaram a integrar a Câmara de Florianópolis. Os oficiais estão representados pelo coronel da reserva Márcio Alves (MDB), que substitui o vereador Tiago Silva. E o Diácono Ricardo (MDB), no lugar do vereador Dinho.