– Às vezes, as escolas dedicam-se a um excesso de projetos e deixam de ter tempo para cuidar do que é essencial.

Continua depois da publicidade

Com esta declaração, o secretário estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, expôs seu ponto de vista sobre o assunto no quarto bloco do Painel RBS de lançamento da campanha A Educação Precisa de Respostas.

Estima-se que apenas 30% dos estudantes chegam ao Ensino Superior. Baseado nessa estatística, Deschamps defendeu:

– O Ensino Médio também deveria se dedicar a preparar o aluno para o mercado de trabalho, não somente para o vestibular e a universidade.

Continua depois da publicidade

Também participou do quarto bloco do programa o secretário estadual de Educação do Rio Grande do Sul, José Clovis de Azevedo.

– Temos que superar a escola que apenas reproduz e construir uma instituição de ensino criativo. A escola deve ser um ambiente onde a inteligência possa ganhar asas.

Azevedo lembrou que ainda são aplicadas práticas pedagógicas de passar o conteúdo para os estudantes, exigindo de volta avaliações que comprovem o conhecimento.

Continua depois da publicidade

O secretário ressaltou também um ponto levantado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre a reforma curricular:

– No Rio Grande do Sul, estamos implementando uma reforma no Ensino Médio, que engloba a questão da interdisciplinaridade e das horas a mais de estudo. Também iniciamos uma reestruturação curricular nos anos iniciais, e já tivemos um retorno muito bom.

A campanha

Confira o site da nova bandeira institucional do Grupo RBS – A Educação Precisa de Respostas: www.precisamosderespostas.com.br.

Continua depois da publicidade