A pandemia criou uma nova tendência para os cursos superiores: o Ensino Híbrido. Até março de 2020, apenas os cursos de Ensino Presencial e Educação a Distância (EAD) eram conhecidos no Brasil, mas esse novo formato que surgiu não é tão novo assim. Entenda o que é, como surgiu e a metodologia usada neste modelo.
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O nome “Ensino Híbrido” surgiu no início de 2010, nos Estados Unidos, quando alguns colégios da educação básica presencial, academias militares, e faculdades presenciais começaram a usar a Internet para colocar uma carga extra de estudos para os alunos.
Além do tempo de aulas que eles já tinham no Ensino Presencial da época, os estudantes nestes estabelecimentos passaram a ter mais textos de leitura, mais resolução de exercícios, games, quiz, e tira-dúvidas com professores, mesmo fora do horário das aulas. Como era um sistema de educação que somava o Ensino Presencial com o Ensino Online, deram o nome de Ensino Híbrido.
Um detalhe importante é que para merecer o nome de Ensino Híbrido (ou Educação Híbrida) não basta colocar conteúdos em pdf ou aulas gravadas na internet, para o aluno “se virar”. É preciso ter uma articulação planejada entre as duas modalidades de ensino (presencial + EAD), estratégias pedagógicas que promovam a aprendizagem, e a participação de professores ou tutores na orientação e acompanhamento dos alunos.
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