O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o novo relatório de balneabilidade nesta sexta-feira, 11. Segundo o resultado, 73,8% dos locais analisados em todo o estado estão próprios para banho.
Continua depois da publicidade
No entanto, nesta semana foi informado que dois pontos da praia da Enseada estão impróprios para banho: o ponto 1, em frente ao posto salva-vidas, e o ponto 8, em frente à rua Acre, que estavam na lista de próprios até o fim de 2018, foram avaliados como impróprios. As análises ocorreram nos dias 3 e 8 de janeiro.
A praia da Vigorelli, em Joinville, que passou por momentos em que foi considerada própria para banho no relatório da IMA em dezembro de 2018, agora volta a figurar entre os locais com alto índice da bactéria Escherichia coli (E.c.) na amostragem por 100 mililitros. Outros pontos nas praias de Barra Velha e Barra do Sul continuam impróprios como em toda a temporada.
A partir de agora, o IMA passa a monitorar e a informar a condição de 229 pontos nos 500 quilômetros da costa. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina monitora a qualidade da água para banho de mar desde 1976. As análises são divulgadas semanalmente durante a alta temporada, e mensalmente de abril a novembro.
Confira o mapa com as avaliações atualizadas:
Continua depois da publicidade