Já é consenso que as ferramentas de crowdfunding, ou financiamento colaborativo, estão se tornando uma das mais populares formas de viabilizar shows e projetos culturais no mundo todo – a cantora CéU acaba de ser confirmada para se apresentar em Florianopolis, na próxima sexta-feira, por meio do site Todospor; antes dela, o norte-americano Andrew Bird passou pela capital catarinense, também incentivado por fãs.
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Na contramão dos financiamentos, a mesma lógica que serve para viabilizar os shows – a da união faz a força – tem sido utilizada para ecoar protestos, dar voz a reclamações e reivindicar causas de todo tipo, inclusive na área da cultura.
Na última semana, um grupo de fãs-clubes de Elvis Presley organizou um boicote à turnê que a banda cover do Rei do Rock faz no Brasil este ano. O show Elvis in Concert é o mesmo que o grupo apresentou ao público brasileiro em 2012, mas com duas diferenças: o grupo anunciou que esta será a turnê de despedida da banda e o valor dos ingressos praticamente dobrou em relação a 2012 (R$ 1250 pela melhor cadeira).
Segundo os fãs, o boicote surtiu efeito: em pouco mais de um dia após o início das vendas, teriam sido comercializados apenas 150 ingressos para um dos shows da banda e São Paulo, no dia 25 de outubro – número que, se confirmado, destoaria do cenário de 2012, quando os ingressos se esgotaram rapidamente, provocando o anúncio de um show extra,
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