A votação da PEC do voto impresso está marcada para esta terça-feira (10), a partir das 15h, no plenário da Câmara de Deputados. Esta é a mais polêmica proposta da reforma política, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que pode mudar o modelo eleitoral do Brasil já a partir do próximo ano. Por isso, o Diário Catarinense quer saber: você é a favor ou contra o voto impresso? 

Continua depois da publicidade

Para dar a sua opinião, vote na enquete do Twitter @dconline

A mudança propõe que os votos nas urnas eletrônicas sejam registrados também em cédulas de papel, para que o eleitor possa conferir se a versão impressa corresponde ao voto da urna, e também para permitir auditorias – embora o voto eletrônico já seja considerado auditável segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O texto também determina que a apuração seja feita apenas com a contagem das cédulas de papel, nas próprias seções eleitorais.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Continua depois da publicidade

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, foi apresentada pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF). 

Na quinta-feira (5), uma comissão especial da Câmara dos Deputados rejeitou a proposta por 23 votos a 11. Mesmo assim, em vez de haver arquivamento do texto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o projeto vai ser votado em plenário, pelos 513 deputados.

Veja como funciona o voto auditável na urna eletrônica

Leia também:

Saiba como funciona a segurança da urna eletrônica no Brasil

Voto impresso: veja como funciona e entenda a polêmica

Governo americano confia no sistema eleitoral brasileiro, afirma assessor de Biden

Aglomeração e motociata: veja como foi a passagem de Bolsonaro por Florianópolis