A realização do Carnaval 2022 ainda não está definida em vários Estados brasileiros. Em Santa Catarina, neste momento, o evento não está autorizado, segundo afirmou o secretário de saúde do Estado, André Motta Ribeiro, ao colunista Ânderson Silva. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Até fevereiro do próximo ano, análises relacionadas à pandemia da Covid-19 devem ser feitas para discutir a ocorrência ou não das festividades. Em caso de piora nos números ligados ao novo coronavírus, o evento pode ser cancelado em cidades que já se planejam para ter carnaval.  

Em Florianópolis, o evento foi anunciado na primeira semana de outubro, mas ainda está dependendo diretamente do aumento no número de vacinados contra o coronavírus e da diminuição dos riscos. Segundo a prefeitura, a expectativa é que o carnaval seja com blocos de rua e desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido. 

As cidades de Joaçaba, Laguna e Navegantes também confirmaram a festa para o próximo ano. 

Continua depois da publicidade

Nova variante e cancelamentos de eventos

O surgimento da Ômicron, nova variante do novo coronavírus, ligou o alerta das autoridades brasileiras com relação aos grandes eventos. 

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não concorda com a realização do Carnaval 2022 e a declaração reacendeu a discussão entre governadores e prefeitos. Ao menos oito capitais brasileiras já cancelaram as festas de Réveillon e estudam se o carnaval vai acontecer ou não. As cidades de Teresina (PI) e Campo Grande (MS) já afirmaram que os eventos de fevereiro não vão ocorrer. 

Em Santa Catarina, vários municípios anunciaram que a virada do ano terá queima de fogos. Em algumas cidades, shows com artistas locais e nacionais também foram confirmados. As prefeituras afirmam que, em caso de piora no cenário da pandemia, todo o planejamento pode ser modificado.

> Variante Ômicron afeta pessoas mais jovens, diz especialista

Considerando esses fatores, o Diário Catarinense quer saber: você é a favor ou contra a realização do Carnaval 2022 em SC?

Continua depois da publicidade

Leia também

Variante Ômicron afeta pessoas mais jovens, diz especialista

Primeiro navio da temporada traz movimentação milionária a SC

Quais os sintomas da variante Ômicron da Covid-19; veja reações mais relatadas