Santa Catarina estuda a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos devido à melhora na situação da pandemia de Covid-19 no Estado. O governador Carlos Moisés chegou a sinalizar que a medida pode ser anunciada entre esta semana e a próxima.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, no entanto, o governo informou que a flexibilização só entrará em vigor após o governo federal revogar uma lei nacional que obriga o uso do item de proteção em todo o país.

SC prepara decreto com novas regras sobre uso de máscaras

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O principal fator a ser considerado para permitir a liberação do uso de máscaras é o avanço da vacinação. Segundo o Monitor da Vacina da NSC, o Estado tinha até esta quarta-feira (3) 76,8% da população adulta com a primeira dose do imunizante contra a Covid e 58,6% com a segunda dose ou dose única.

Continua depois da publicidade

Em outros Estados, padrões como 65% ou 70% da população com a segunda dose foram indicadores utilizados. Nesta quinta-feira (4), o governador Carlos Moisés (sem partido) afirmou que a medida será adotada quando SC chegar a 65% da população adulta imunizada.

A flexibilização, em tese, valeria inicialmente apenas para lugares abertos e arejados. O uso continuaria obrigatório em ambientes fechados, como lojas e áreas internas de bares e restaurantes.

O uso de máscaras foi um dos pontos polêmicos das medidas de proteção contra o coronavírus. Por um lado, mostraram eficiência aumentando a proteção nas situações em que o distanciamento social não era possível ou poderia ser insuficiente para evitar o risco de contágio. Por outro, a adaptação ao item de proteção e as críticas de uma parte da sociedade às medidas de proteção geraram reclamações sobre o uso do acessório.

Com isso em mente, o Diário Catarinense quer saber: você é contra ou a favor da liberação do uso de máscaras em lugares abertos de SC?

Continua depois da publicidade

Veja cidades e estados que já flexibilizaram o uso de máscaras no Brasil

Enquete

Na semana passada, o secretário da Saúde de SC, André Motta Ribeiro, afirmou ao apresentador Renato Igor, da CBN Diário, que acreditava que a liberação do uso de máscaras em espaços abertos ocorreria na primeira quinzena de novembro.

No final de outubro, uma decisão da prefeitura de Criciúma causou polêmica ao tentar liberar o uso de máscaras na cidade. Como existem leis estadual e federal que determinam a obrigatoriedade, a tentativa foi criticada pelo governo do Estado.

Leia também

Gasolina e gás mais baratos motivam comércio ilegal na fronteira com Argentina em SC

Continua depois da publicidade

Educação domiciliar em SC será sancionada por Moisés nesta quarta-feira

China pede à população que estoque comida durante novo surto de Covid