Pelo segundo ano consecutivo, os fãs de tênis poderão acompanhar de perto um dos maiores eventos da modalidade: entre os dias 1º e 7 de abril, o ENGIE Open irá receber um torneio masculino da série ATP Challenger 75 e um torneio feminino ITF W75. Organizados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), os jogos acontecem nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube (LIC) e são abertos ao público, com entrada gratuita. Ao final, serão distribuídos US$ 142 mil (cerca de R$ 720 mil) em premiação, com 75 pontos ao campeão e à campeã.
Continua depois da publicidade
Ao longo do ano, a CBT organiza 12 competições, sendo seis femininas e seis masculinas, com o intuito de promover a equidade de gênero. Os jogos fazem parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de tênis profissional, e já estão confirmados torneios nas cidades de Recife (PE), Feira de Santana (BA), Maceió (AL) e São Leopoldo (RS).
As classificatórias ocorrem no a partir de 30 de março, também nas quadras do LIC, e vão definir as últimas vagas para os torneios. Nessa etapa, 24 atletas da categoria masculina disputam as seis vagas da chave principal, enquanto 32 tenistas disputam as oito vagas do torneio feminino. As chaves principais de ambas as categorias têm 32 atletas disputando o prêmio.
O presidente da CBT, Rafael Westrupp, afirma que unir as duas competições em um único evento é uma forma de garantir as mesmas condições para os atletas masculinos e femininos:
— Depois do sucesso que o ENGIE Open teve no ano passado, pudemos não apenas dar sequência ao evento, mas também trazer a competição feminina, para que as mulheres possam competir no mesmo local, nas mesmas condições e num torneio de mesma proporção. Já temos buscado trazer mais equidade de gênero ao nosso esporte e ter empresas como o Banco BRB e a ENGIE Brasil Energia apoiando o nosso trabalho torna tudo isso possível.
Continua depois da publicidade
A ENGIE Brasil Energia, uma das maiores geradoras privadas de energia do país, já é uma das parceiras do evento e do tênis brasileiro, com apoio à CBT e à cinco atletas do circuito feminino, como Bia Haddad, a brasileira melhor colocada no ranking mundial. Segundo o diretor de comercialização de energia da ENGIE, Gabriel Mann, essa é uma parceria que veio para ficar:
— Abordamos a linguagem do tênis para falar da abertura do Mercado Livre de Energia em nossas campanhas. Além disso, patrocinamos campeonatos país afora, a exemplo do ENGIE Open que se realiza em Florianópolis, cidade sede da Companhia. Essa certamente será uma parceria de longa data e de muito sucesso
Para o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias, receber o evento na capital catarinense é uma honra para a cidade:
— Estamos muito felizes e entusiasmados para recebermos mais um ATP Challenger em Florianópolis e no Lagoa Iate Clube – LIC. Este é um torneio de nível ATP que vem se repetindo e demonstrando a qualidade de nossos clubes Catarinenses em receber esse tipo de evento. Agradecimento muito especial à Confederação Brasileira de Tênis, na pessoa de seu Presidente Rafael Westrupp, por confiar em SC e nos presentear com o melhor do tênis mundial até onde nossos braços alcançam.
Continua depois da publicidade
A CBT tem o patrocínio do Banco BRB – Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia, além de copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Atletas confirmados
No ATP Challenger 75, o Brasil tem confirmado na chave principal sete jogadores: Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide, Matheus Pucinelli, João Lucas Reis, Pedro Sakamoto e Orlando Luz. Tenistas de outros sete países – Argentina, Peru, Equador, França, Itália, Canadá e Espanha completam a lista.
Já no ITF W75, a única brasileira confirmada na chave principal é a paulista Carolina Meligeni Alves. Mas, como no masculino, a CBT irá contemplar mais atletas brasileiras com wild cards (convites). A cabeça de chave 1 da competição feminina é a tcheca Brenda Fruhvirtova, de 16 anos, uma das principais revelações da WTA. Além do Brasil, a lista conta com tenistas da Argentina. República Tcheca, Chipre, França, Romênia, Ucrânia, Estados Unidos, Itália e Austrália.
Confira a lista completa de inscritos:
ENGIE Open – ATP Challenger 75
- Thiago Monteiro (BRA) – 113º
- Francisco Comesana (ARG) – 114º
- Felipe Meligeni (BRA) – 132º
- Roman Andres Burruchaga (ARG) – 159º
- Genaro Olivieri (ARG) – 177º
- Geoffrey Blacaneaux (FRA) – 223º
- Enzo Couacaud (FRA) – 231º
- Gustavo Heide (BRA) – 240º
- Gianluca Mager (ITA) – 255º
- Renzo Olivo (ARG) – 286º
- Alvaro Guillen Meza (ECU) – 291º
- Alexander Weis (ITA) – 302º
- Laim Draxl (CAN) – 303º
- Matheus Pucinelli (BRA) – 304º
- Gonzalo Bueno (PER) – 310º
- João Lucas Reis (BRA) – 312º
- Pedro Sakamoto (BRA) – 336º
- Orlando Luz (BRA) – 373º
- Carlos Sanchez Jover (ESP) – 374º
Continua depois da publicidade
ENGIE Open – ITF W75
- Brenda Fruhvirtova (CZE) – 94º
- Maria Lourdes Carle (ARG) – 99º
- Martina Capurro Taborda (ARG) – 155º
- Ekaterina Makarova – 167º
- Solana Sierra (ARG) – 185º
- Raluca Serban (CYP – 201º
- Selena Junicijevic (FRA) – 237º
- Irina Fetecau (ROU) – 240º
- Valeriya Strakhova (UKR) – 256º
- Maria Mateas (USA) – 266º
- Varvara Lepchenko (USA) – 278º
- Amandine Hesse (FRA) – 304º
- Giorgia Pedone (ITA) – 308º
- Carolina Meligeni Alves (BRA) – 310º
- Raveena Kingsley (USA) – 334º
- Madison Sieg (USA) – 343º
- Daria Lodikova – 358º
- Kaylah Mcphee (AUS) – 367º
Serviço
- ENGIE Open – ATP Challenger 75/ENGIE OPEN – ITF W75
- Data: 1 a 7 de abril
- Local: Lagoa Iate Clube – Rua Hyppólito do Valle Pereira, 620 – Lagoa da Conceição
- Entrada gratuita