Comprometida com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a ENGIE Brasil lançou uma campanha de responsabilidade social para apoiar as comunidades que vivem no entorno de suas usinas. A empresa doou R$ 540 mil para as oito regionais mais a sede em Florianópolis. Em Santa Catarina, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), asilos e comunidades de diferentes regiões (Sul, Oeste e Litoral) estão sendo contemplados. A maior parte desses recursos, R$ 60 mil por regional, já está comprometida com a aquisição de produtos como máscaras, álcool gel, cestas básicas e testes de diagnóstico.

Continua depois da publicidade

— Cada comunidade tem suas particularidades e carências que estamos procurando atender ou amenizar — explica o diretor presidente e de relações com investidores, Eduardo Sattamini. Além disso, a ENGIE Brasil Energia está ao lado de outras cinco empresas de energia doando R$ 9 milhões à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para produção de testes da Covid-19. Este auxílio, segundo Sattamini, vai aumentar a produção de testes de diagnósticos da Covid-19.

Em parceria com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a empresa doou R$ 150 mil ao Hospital Albert Einstein para equipar duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) de hospitais públicos de São Paulo.

— Foram disponibilizados também R$ 140 mil, sendo R$ 70 mil dos funcionários e outros R$ 70 mil da empresa, para arrecadar cestas básicas e direcionar às cidades onde estão nossas usinas — conta o diretor presidente.

Máscara para Todos – Em Florianópolis, a ENGIE participa ainda da campanha Máscara para Todos para o projeto Nosso Bairro.

Continua depois da publicidade

— Utilizamos como mão de obra as costureiras dos bairros carentes e nossos colaboradores voluntários — afirmou. Na Capital, os hospitais de Caridade, Universitário e os asilos São Joaquim, Cantinho dos Idosos e Certe também receberão verbas.

A iniciativa Máscara para Todos foi tão bem recebida que Sattamini resolveu replicar nas usinas, por meio das associações com costureiras locais, gerando renda e máscaras para as comunidades. Na regional do Rio Uruguai, onde a ENGIE opera as usinas Itá e Machadinho (divisa do RS/SC) e Passo Fundo (RS), a empresa auxiliou o Hospital de Caridade de Erechim, o principal da região, e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha – os dois receberam R$ 20 mil. Os hospitais de Itá e de Barracão devem receber em breve R$ 5 mil cada um.

Na região Sul de Santa Catarina, que abriga o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, foram beneficiados o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, e as UPAs de Capivari de Baixo e Pescaria Brava. Até o final de maio, cada regional poderá definir a destinação de outros R$ 30 mil para ajudar em outras iniciativas nas comunidades.

70% da ENGIE em home office

Desde 13 de março, a ENGIE Brasil Energia está com 70% dos colaboradores em regime de trabalho de home-office – o que foi facilitado graças ao processo de digitalização iniciado em 2016. A empresa determinou um contingente mínimo para manter as atividades essenciais.

Continua depois da publicidade

— Queremos garantir a saúde e segurança de nossa equipe, contribuindo assim para evitar sobrecarga na estrutura de atendimento do sistema brasileiro de saúde e para preservar a segurança operacional da Companhia — sinaliza o diretor presidente .

Entre as medidas tomadas pela empresa com seus colaboradores estão o reforço da equipe médica, um protocolo de higienização e a compra de 43 mil testes rápidos que devem chegar na próxima semana, vindos da China. As 120 mil máscaras solicitadas estão em processo de transporte, e 30 mil já haviam sido adquiridas.

*

ENQUETE

O novo coronavírus mudou a rotina de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. E as empresas não ficaram de fora dessa. Em meio a esse cenário, queremos saber: qual a marca catarinense mais lembrada por você durante a pandemia de Covid-19?

Responda abaixo:

Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas de empresas durante a crise de Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade