A população mundial alcançará 9,7 bilhões de pessoas em 2050 frente aos 7,1 bilhões atuais, aponta estudo divulgado pelo Instituto Francês de Estudos Demográficos (Ined). Para alimentar esse exército, a indústria alimentícia continuará e ampliará o processamento de “produtos de massa”.
Continua depois da publicidade
Os produtos hoje são muito parecidos, similares e com pouca ou nenhuma diferença poderão ser ofertados aos consumidores numa espécie de “ração diária básica” pouco diversificada, continuando a se sustentar na estratégia comercial da competição por preços. Porém, independentemente do ritmo e do volume das transformações, continuarão a existir espaços para os que se distinguem dos massificados e que competem pela estratégia da diferenciação. Aliás, o desenvolvimento econômico e a criação de vantagens competitivas continuarão sempre dependendo das inovações tecnológicas de produtos ou processos que levem à diferenciação. No entanto, a diferenciação pode ser copiada e em curto espaço de tempo também se “massificar”.
Para que tenha vida longa e agregue valor aos produtos e serviços, devem estar associados elementos como a cultura, valores, território etc. Os produtos e serviços da agricultura familiar, por não serem produzidos em escala e não poderem acessar o mercado competindo pela estratégia do menor preço, terão sua inserção e manutenção garantidas pela diferenciação: “Não é suficiente fazer bem, é necessário que se faça diferente”.
A Secretaria da Agricultura e da Pesca coordena o Programa de Competitividade da Agricultura Familiar, o SC Rural, que, financiado pelo Banco Mundial, pretende investir em 500 projetos que insiram e consolidem produtos e serviços pela inovação tecnológica e diferenciação. Os recursos não reembolsáveis são para alavancar os planos de negócios.
Continua depois da publicidade