Em um episódio considerado extremamente raro, um tornado atingiu um iate que navegava na costa da Sicília, na Itália, na manhã da última segunda-feira (19), fazendo com que a embarcação naufragasse. O engenheiro naval Tim Parker Eaton e o marinheiro Matthew Griffith do iate chamado de “Bayesian”, pertencente ao magnata britânico Mike Lynch, passaram a ser investigados por promotores italianos, nesta quarta-feira (28). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O naufrágio matou o bilionário Lynch, a filha dele e mais cinco pessoas. O capitão do barco, James Cutfield, já estava sendo investigado por homicídio culposo e naufrágio desde segunda-feira (26). O engenheiro e o marinheiro serão investigados pelos mesmos crimes. O engenheiro é suspeito de falhar em proteger a casa de máquinas e os sistemas operacionais do iate.

Ser colocado sob investigação na Itália não implica em culpa e também não significa que as acusações formais necessariamente serão levadas adiante.

O naufrágio

A passagem de um tornado incomum no mar Mediterrâneo fez com que o iate virasse. No total, 22 pessoas estavam a bordo da embarcação, sendo que sete delas morreram. Segundo a Defesa Civil da Sicília, as vítimas já reconhecidas são:

Continua depois da publicidade

  • O bilionário Mike Lynch;
  • O presidente do conselho de administração do banco de investimentos Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer;
  • A filantropa Judy Bloomer, esposa de Jonathan;
  • O advogado Chris Morvillo, que defendeu Mike Lynch em seu julgamento nos Estados Unidos;
  • A designer de joias de Nova York, Neda Morvillo, esposa de Chris Morvillo;
  • O chef de cozinha canadense Recaldo Thomas, que vivia em Antígua, no Caribe.

Por causa do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo nas cabines do iate. Uma das sobreviventes contou que acordou com a água dentro da embarcação e foi para o convés. Ela conseguiu sair com a filha dela, que tem um ano de idade.

Quem era Mike Lynch, o bilionário dono do iate

O dono do iate, o bilionário Mike Lynch, de 59 anos foi o primeiro magnata da tecnologia do Reino Unido e é considerado o “Bill Gates britânico”. Lynch nasceu no leste de Londes, na cidade de Ilford, mas cresceu em Chelmsford, no condado de Essex.

Ele é cofundador da empresa de software Autonomy, que foi vendida para a Hewlett-Packard (HP) em 2011, em um negócio marcado por acusações de fraude contábil. Em junho deste ano, Lynch foi inocentado de todas as 15 acusações de fraude envolvendo a empresa dele. De acordo com o jornal The Guardian, o julgamento começou em março, em San Francisco, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Quem era o casal que morreu ao se jogar com bebê no colo de apartamento em chamas

O que diz a equipe de Iza sobre a suposta reconciliação da cantora com Yuri Lima