O acidente que vitimou um fiscal de pista que trabalhava na remoção do carro da Sauber aconteceu após o encerramento do Grande Prêmio do Canadá. Diego Mastroianni, engenheiro brasileiro que trabalhou como voluntário na organização da corrida, estava entrando na pista com outros torcedores para acompanhar a cerimônia do pódio quando viu em primeira mão o atropelamento do funcionário que ajudava na remoção da Sauber de Esteban Gutierrez, pela grua que levava o carro de volta aos boxes. Ele descreveu o que viu:

Continua depois da publicidade

– Eu sabia o portão que abririam no final da prova para entrarmos na pista e ver a cerimônia do pódio e me posicionei ali nas voltas finais. Os fiscais com a grua recuperaram o carro da Sauber depois do acidente e ficaram no canto esperando a corrida acabar. Depois eles começaram a ir devagar em direção aos boxes. Tinha a grua e alguns fiscais, uns atrás, uns do lado e um na frente que ficava equilibrando um pouco o carro porque ele fica pendurado por um ponto só e balança muito.

– Tudo aconteceu muito rápido. Eu era o primeiro na correria das pessoas entrando na pista. Quando eu vi, ele tropeçou, caiu e acho que a pessoa que estava dirigindo a grua não teve tempo de reagir. Depois, rapidamente eles pararam a grua e os outros foram ver o que aconteceu. Eu tive a reação de parar e ver se eu poderia ajudar, mas logo já se criou um entorno com seguranças e eu não tinha o que contribuir.

Mastroianni destacou que o grupo dos fiscais de pista é bastante experiente e recebe treinamento específico para trabalhar na corrida.

– São dois grupos de voluntários. O dos fiscais de pista é um grupo a parte, um pessoal que recebe treino específico e são praticamente as mesmas pessoas todo ano. O que eu estava é o grupo que fica no circuito, dando orientações aos torcedores.

Continua depois da publicidade

O brasileiro que testemunhou o acidente de perto considera que não é possível apontar um culpado pelo ocorrido.

– Foi uma fatalidade que aconteceu em questão de segundos. Fiquei por quase uma hora sem sair do lugar ali de tão chocado que eu fiquei com a cena. É muito triste mas, enfim, foi realmente um infortúnio muito grande – opinou.