Até pode faltar tempo ou cliente, mas nunca criatividade. Esta é a mensagem identificada ao garimpar o artesanato gaúcho temático no tradicional Bazar de Páscoa da Sociedade Germânia, realizado na semana passada na Capital.

Continua depois da publicidade

Criada há dois anos pela decoradora floral Tânia Pares, a peça batizada de toca do coelho (acima) andou fora de linha, mas neste ano foi reapresentada na Germânia.

A obra tem como elemento principal uma bola de cipó feita pelas comunidades indígenas que vendem produtos na feira de artesanato do Parque da Redenção.

– Compro a esfera fechada e vou abrindo, finalizando com um coelho e um galho artificial – explica a artesã.

A recomendação é utilizar a delicada toca dentro de casa e não na porta, como guirlanda, dependurada em pregos ou ganchos de teto similares aos de samambaias.

Continua depois da publicidade

– Ela fica bem em churrasqueira ou lareira – sugere.

Outro destaque do bazar foram os ovos de plástico revestidos de feltro (acima e abaixo) – técnica de feltragem – pelas irmãs Ieda e Maria Elisabeth Bresolin Machado. Em função da resistência e do orifício inferior, a peça vira embalagem.

– Quem recebe como invólucro de presente de Páscoa terá no ano que vem um elemento decorativo – diz Ieda.

Entre as outras criações do bazar de Páscoa estavam ainda móbiles com coelhos e cenouras em feltro, trilhos com bordado em ponto de cruz com e barra de crochê e ovos de ganso revestidos de tecido (fotos abaixo).

Como no Natal, enfeitar a casa para a Páscoa pode ser divertido. Muitos adultos criam bonitos objetos- ensinados pelas mães, avós e amigas. Se você gostou da ideia e quer enfeitar a casa, que tal fazer os ovos decorados com tecido (acima)? É só pedir em casa cascas de ovo secas, pedaços de pano, tesoura e cola escolar.

Continua depois da publicidade

Depois, grude os retalhos lado a lado, em toda a casca, tapando o buraco para não ficar feio. Mas cuide: não aperte com força para não quebrar. Quando acabar, organize tudo em uma cestinha e está pronto o seu enfeite! Se quiser, pode deixar o buraco aberto, encher de balas e colar um papel para fechar. Aí vira um presente!

Dica

Para quem não tem tempo ou paciência de comer ovos, esperar as cascas secarem e depois decorá-las para a Páscoa, a sugestão é buscar direto ovos de plástico em lojas de artesanato. O produto alternativo, além de ter o mesmo tamanho daquele do ovo natural de galinha, é mais higiênico e resistente, pois suporta melhor o manuseio com diferentes materiais, além de absorver de forma homogênea a tinta ou a cola. Outra vantagem é a de ser encontrado tanto na cor branca quanto colorido, embora esse seja mais raro no mercado.