Em tempos de tanta distração, agitação e estresse, a saída pode ser bem mais simples do que se imagina: respiração. Ao menos é o que defende o líder indiano Swami Paramtej. O instrutor sênior da fundação global Arte de Viver acredita que o estresse é o reflexo da nossa falta de habilidade de lidar com a mente, algo que pode ser conquistado com um pouco de respiração correta e meditação diária. O indiano, um empresário até os 28 anos que mudou de vida ao conhecer Dalai Lama e Sri Sri Ravi Shankar, fundador da Arte de Viver, conversou com a coluna pouco antes de sua chegada à Floripa, onde deu palestra para interessados em viver melhor.
Continua depois da publicidade
Aos 28 você largou a vida de empresário para se dedicar à realização espiritual. O que levou você a tomar essa decisão e como se deu esse processo?
Foi um processo gradual. Desde criança eu procurava um sentido maior na vida. Fazer as coisas para mim mesmo não estava me trazendo alegria, mas eu não sabia como e o que fazer. Com a Arte de Viver eu encontrei uma direção para ir fundo nisso e ajudar a sociedade.
Você viaja o mundo dando palestras e ensinando meditação e yoga. O ocidente está se tornando mais espiritualizado?
Antes yoga e meditação costumavam ser vistas como um luxo, mas agora que tantas pessoas estão estressadas física e mentalmente e com problemas de relacionamento, isso mudou. Para tudo isso a resposta é a respiração e a meditação que dão energia e a lucidez. Hoje elas são consideradas uma coisa sábia de se fazer.
Continua depois da publicidade
Qual é a sua opinião sobre os brasileiros no que se refere ao estresse e à espiritualidade?
Brasileiros sempre foram admirados como pessoas que gostam da celebração, da alegria, mais do que nenhum outro. Mas desde a crise econômica, de alguma forma a celebração ficou um pouco nos bastidores e as pessoas estão mais ligadas ao caos, ao medo e ao estresse.
De que forma a yoga e a meditação podem melhorar nossas vidas?
Yoga, que frequentemente é ligada à alongamento físico, significa união do corpo, mente e respiração. As posições ou asanas fazem seu corpo mais forte e flexível dando resistência e acalmando a mente , enquanto a respiração e a mediação nos levam ao nosso eu mais profundo , limpam as toxinas do corpo e da mente , energizam e dão clareza . Hoje todo mundo precisa disso.
O uso excessivo da tecnologia pode nos tornar mais estressados?
Sim. É uma ironia: a tecnologia, que supostamente deveria nos dar mais conforto, começou a nos deixar desconfortáveis. Simplesmente porque não estamos fazendo uso equilibrado. Quando a tecnologia nos faz absortos e sem tempo para nós mesmos ou para nossos entes queridos, ela certamente nos traz estresse.
No Brasil, problemas recorrentes de corrupção na política e uma polarização feroz entre direita e esquerda tem deixado muita gente estressada e agressiva. O que nos diria nesse cenário?
Continua depois da publicidade
Qualquer situação que nos faz ficar estressados, nos rouba coisas boas. Cada situação tem três tipos de efeitos sobre nós: nos trazer o caos, ser vista como um desafio ou como oportunidade . Tudo depende do nosso nível de energia . Então, eu recomendo energizar a nós mesmos, termos clareza, olhar para as oportunidades de fazer o bem e ajudar uns aos outros para elevar seus espíritos.
5 dicas para uma vida melhor
1- Dê algum tempo para si mesmo todos os dias, pode ser um pouco exercício físico , respiração e meditação.
2 – Observe seus hábitos alimentares . Tenha uma alimentação saudável . O alimento pode energizar, torná-lo inquieto ou drenar sua energia .
3 – Procure oportunidades de ajudar outras pessoas..
4 – Faça algum trabalho criativo todos os dias.
5- Esteja sempre disposta a aprender algo e se pergunte qual foi meu aprendizado do dia.