“ A Celesc investe sempre para fortalecer o uso seguro da energia elétrica, pois entende que isso faz parte da qualidade de vida e é, simultaneamente, um direito e um dever de todos. Por causa disso, todos os anos, participa da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras (Abradee).
Continua depois da publicidade
Os dados da associação mostram redução dos acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias. A taxa de frequência, que expressa o número de acidentados por milhão de habitantes, caiu de 6,08 em 2001 para 4,18 em 2013, com redução média de 3,6% ao ano. A taxa de gravidade, por sua vez, desceu de 2.764 em 2001 para 1.742 em 2013, redução média de 3,4% ao ano. Apesar da tendência de redução, é preciso reconhecer a seriedade das estatísticas: em 2013, tivemos 841 acidentes, sendo 317 fatais e 182 com lesões graves.
Na área de construção e/ou manutenção predial, houve 309 acidentados (36,7% do total). Aliás, esse foi o setor com o maior número de acidentados nos últimos 13 anos. Os outros três tipos de ocorrência que tiveram participação significativa nos acidentes foram: instalar ou reparar antena de TV (35 acidentados); soltar pipa (48 acidentados); e ligação clandestina/furto de energia (70 acidentados). Historicamente, são essas as principais ocorrências de acidentes na rede elétrica. Em 2013, somaram 498 acidentes ou 59% do total.
Em todos os casos, o alerta é sempre para manter distância adequada da rede elétrica ao construir e reformar, ao reparar ou instalar antenas, não tentar retirar pipas enroscadas nos fios ou fazer podas de vegetação nas proximidades das estruturas. O último alerta envolve duplo aviso: além de perigoso, furtar energia é crime, passível de pena de cinco anos de prisão.
A ampla divulgação dessas informações não só aprimora o conhecimento popular sobre o assunto como contribui para ampliar a mobilização pela segurança. E, para cumprir sua função, a energia deve ser segura para todos. “
Continua depois da publicidade