O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 9,5 milhões de inscrições, superando a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este ano (8,2 milhões). O número significa um aumento de 21,8% em relação aos 7,8 milhões de inscritos no ano passado. O prazo de inscrição terminou à zero hora deste sábado e, de acordo com o Ministério da Educação, os dados ainda são preliminares, já que dependem do pagamento das inscrições.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Confira a lista de instituições que utilizam o SisU no país
UFSM aprova o Enem como forma exclusiva de ingresso
A região Sudeste concentra a maior parte de inscritos, com 3,4 milhões, seguida pela Nordeste, com 3 milhões. Na região Sul, foram recebidas 1,1 milhão de inscrições; na região Norte, 1 milhão; e no Centro-Oeste, 857 mil. O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 1,4 milhão, seguido por Minas Gerais, com 1 milhão. O Rio Grande do Sul tem 521.132 inscritos.
Continua depois da publicidade
– Vivemos em um país que está mudando o imaginário do jovem com a educação, um país que gera mais oportunidades. O Enem é uma forma de ter acesso à formação – destacou o ministro da Educação, Henrique Paim.
Sobre a segurança da prova, o ministro afirmou como grande novidade na edição de 2014 o uso de detectores de metais nos locais do exame, a fim de evitar o emprego indevido de celulares e outros eletroeletrônicos.
– A cada ano tentamos aprimorar a segurança da prova, para garantir isonomia a todos os candidatos. O detectador de metais vai ajudar a evitar fraudes – projeta Paim.
O Inep ressalta que, feita a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite para pagar a taxa de R$ 35, que é o dia 28 de maio. Sem o pagamento, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
Continua depois da publicidade
Depois de inscrito, o candito pode acessar a página pessoal e gerar o boleto para o pagamento. Para isso, é preciso inserir o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até o fim do prazo de inscrição. Até ontem, 68 haviam socilitado o uso do nome social. As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.