A Câmara dos Deputados está analisando o projeto de lei que prevê a realização do Enem em três etapas, com uma avaliação ao final de cada ano do Ensino Médio. Pelo texto do deputado Izalci Ferreira, de Brasília, as duas primeiras provas deverão avaliar o aluno pelo conteúdo, mais próximo à maneira que acontece hoje. Já o último teste seria de aptidão vocacional.

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De acordo com o deputado, uma avaliação dividida em mais etapas permite que o desempenho do estudante seja gradativamente testado. A proposta será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Ensino médio

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A proposta também prevê pelo menos 3 mil horas de aulas para o Ensino Médio, ao longo de no mínimo três anos. Segundo o autor do projeto, a intenção é transformar em regra geral a jornada escolar diária de cinco horas.

O texto ainda muda a maneira como as escolas deverão ofertar os assuntos abordados em Sociologia e Filosofia, que hoje são disciplinas obrigatórias do Ensino Médio. Pelo projeto, conteúdos destas áreas poderão ser diluídos em outras matérias.