Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que tiveram algum sintoma de Covid-19 no último domingo (21), primeiro dia de aplicação da prova, podem pedir a para participar da reaplicação do exame. O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito à reaplicação o participante que apresentar algum sintoma na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame.
A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais do Enem impresso e Digital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O Inep vai analisar a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação que ocorre no início do próximo ano.
Continua depois da publicidade
Nova aplicação das provas
A reaplicação do Enem será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data em que as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 farão o exame.
A nova aplicação deve ser solicitada na Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, junto com a documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.
A documentação deve ter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Problemas logísticos
Os candidatos que foram afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas também devem estar atentos ao prazo de 29 de novembro a 3 de dezembro para pedir a reaplicação do exame. São considerados problemas logísticos falta de energia elétrica, infiltrações por causa de chuvas, falhas no computador – no caso do Enem digital, entre outros que prejudiquem a realização das provas.
Continua depois da publicidade
Leia também
Bolsa Estudante de R$ 6 mil em SC está pronto e será encaminhado à Alesc
Aproximação de ciclone muda o tempo em SC
Polícia Civil investiga causas do acidente no evento do Natal de Joinville